Post
Iniciado programa de Regularização Fundiária em Cruz Machado
Cruz Machado, município integrante da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), iniciou recentemente o programa de Regularização Fundiária.
O município, é o segundo entre os da AMSULPAR que inicia o programa que tem como objetivo reduzir a desigualdade social e conceder mais dignidade e cidadania às famílias. Em abril, o projeto na região, foi iniciado em Antonio Olinto. A iniciativa integra o programa do governo do Estado Minha Terra Paraná.
A iniciativa do governo paranaense conta com o apoio de entidades parceiras como Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) escritório Regional de União da Vitória, Instituto Paranaense de Pesquisa Técnica e Extensão Rural (EMATER).
De acordo com o prefeito, Antonio Szaykowski, em Cruz Machado com a regularização, os proprietários poderão realizar melhorias em suas casas e ter acesso a infraestrutura da região, como saneamento, energia elétrica, pavimentação asfáltica, entre outros. A estimativa é a de regularizar a situação de 150 agricultores.
O processo de regularização é feito pelo ITCG através de levantamentos dominiais, topográficos e ação discriminatória. Segundo o presidente do ITCG, Amilcar Cabral, há 30 anos o Estado não investia em regularização fundiária, o que contribuiu para a manutenção de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em muitos municípios. “Com os bons resultados alcançados pelo governo atual, muitos municípios e suas lideranças estão procurando o trabalho de regularização”.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
