Post
São João do Triunfo recebe Programa Patrulha do Campo
A noite de sexta-feira, 31, foi marcante para a região sul paranaense. Durante a abertura da 33ª Festa do Lavrador e a 1ª Festa do Fumo, em São João do Triunfo, foi entregue ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL), a Patrulha do Campo. O CIDEPSUL é formado pelos municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) mais São João do Triunfo.
São João do Triunfo é o primeiro município do CIDEPSUL – escolhido por sorteio – a receber o Patrulha do Campo. O programa do Governo do Estado disponibiliza aos consórcios intermunicipais, patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais.
A entrega dos equipamentos contou com a presença de prefeitos da região, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Silvestre Dimas Staniszewski, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o deputado Valdir Rossoni e o deputado estadual Alexandre Cury.
De acordo com Rossoni, a entrega do Patrulha do Campo na região sul do Paraná, representa a atenção que o governador Beto Richa tem dado ao]=s municípios do interior do Estado. “Esse é um compromisso do governo do Paraná e hoje estamos cumprindo mais uma etapa. A Patrulha do Campo vai beneficiar todos os municípios da região”.
Para o deputado Alexandre Cury, é uma grande satisfação participar a entrega da patrulha em São João do Triunfo. “Tenho um grande carinho pela região sul do Paraná e enquanto eu tiver exercendo um cargo publico essa região sempre terá minha atenção”. O deputado enalteceu também a criação o Programa Patrulha do Campo. “É muito bom ver o Estado sendo parceiro do município”.
O prefeito de São João do Triunfo, Marcelo Hauagge não escondeu a alegria em ver os equipamentos no município. Ele afirmou que com a chuva que caiu na região nos últimos tempos, muitas estradas rurais ficaram intransitáveis. “Nossa situação realmente era muito complicada, qualquer veiculo que transitasse por aquelas estradas, era um risco. Mas agora com os equipamentos vamos poder torna-las transitáveis novamente. Isso é gratificante”.
Economia
O presidente do CIDEPSUL, o prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos destacou que de acordo com levantamento feito pela AMSULPAR, com a vinda das máquinas para o Consórcio, a economia para cada município é de 50% caso cada município realizasse os trabalhos de forma isolada.
Mauro enfatizou que a formação rápida do CIDEPSUL, foi resultado da soma dos esforços dos prefeitos e câmara de vereadores. O Consórcio foi criado especialmente para viabilizar o Patrulha do Campo. Para o Consorcio serão disponibilizadas duas patrulhas. São dois grupos de municípios. O próximo município a receber a Patrulha, que pertence ao primeiro grupo é São Mateus do Sul. Já o segundo grupo que é composto pelos municípios de Bituruna, Cruz Machado, Porto Vitória, União da Vitória e General Carneiro está para receber as máquinas nos próximos dias.
Agilidade
O presidente da CODAPAR – parceira no programa – Silvestre Staniszewski elogiou a agilidade por parte do secretário executivo da AMSULPAR, Wagner Ari Neumann, em agilizar os tramites burocráticos para viabilizar o mais rápido possível a vinda do Programa para a região. “Estivemos aqui em fevereiro e hoje já estamos entregando a Patrulha para o primeiro município. Isso mostra a boa vontade dos prefeitos e a competência da AMSULPAR”. A AMSULPAR tem como atual presidente, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv.
Patrulha
Cada Patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes. O próximo passo será a divulgação, em edital, do processo seletivo para a contratação de operador de máquina. A expectativa é a de que as máquinas estejam realizando os trabalhos em São João do Triunfo na segunda no final de junho.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR