TerritórioNa manhã de sexta-feira, 28, na Sala de Reuniões do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE) foi realizada a primeira reunião do novo Comitê Gestor do Território Vale do Iguaçu.

 

            Os  16 novos membros do Comitê foram escolhidos no dia 20 de junho, na Casa de Formação de União da Vitória, durante o Encontro das  Entidades. O Território Vale do Iguaçu foi criado em 2008 e tem como objetivo promover um desenvolvimento sustentável mediante a processos  educativos e participativos, bem como o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de modo a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no meio rural. Integram o Território, os municípios da Associação dos municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) juntamente com São João do Triunfo.

A reunião foi coordenada pela técnica  do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e responsável pelo Território, Terezinha W. Monte. A pauta incluiu a formação de uma Comissão Executiva, a elaboração de um calendário de Reuniões, procedimentos para a elaboração de um Regimento Interno e a discussão sobre os valores de cada município para o Programa Prorural 2013/2014.

 

De acordo com Terezinha, o momento agora é do grupo se unir para que seja possível alavancar o desenvolvimento do Território. “Precisamos de um grupo que acredite junto, que caminhe junto. Eu abracei esta causa porque eu acredito no poder do Território e se vocês estão aqui é porque compartilham disso.

 

Prorural

Ganhou evidencia durante a reunião a apresentação dos valores levantados – por cada município – para o Programa Prorural 2013/2014. O valor total solicitado pelo território chega a R$ 415 mil reais. Os valores são referentes somente ao repasse destinado para a capacitações.

 

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo –(Pró-Rural), é um projeto do Governo do Estado do Paraná, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento  (SEAB), por intermédio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências  (ITCG) e o Instituto de Águas do Paraná  (AguasParaná). O Pró-Rural faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná.

 

Tem como  objetivo central aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos oito  territórios, que envolvem a Região Central do Paraná e o Vale do Ribeira, de forma sustentável em nível ambiental, social e econômico.

 

Parceria AMSULPAR

 

A técnica da EMATER, durante sua explanação evidenciou a parceria com a AMSULPAR. Segundo Terezinha, a entidade atua como ponte para a comunicação e gestão do território juntos aos prefeitos dos municípios integrantes.

No Comitê Gestor a AMSULPAR é representada pelo prefeito de General Carneiro, Joel R. Martins Ferreira e pelo prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULTerritório 1Território 2PAR