Post
Fenômeno da neve é registrado na região
Os municípios integrantes da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) foram destaque na imprensa estadual, devido ao registro de neve na maioria dos municípios. O fenômeno foi confirmado por registros fotográficos e vídeos divulgados nas redes sociais.
As temperaturas baixas que atingem o Paraná entre a noite de segunda-feira, 22 e manhã de terça-feira, 23, fizeram cair neve em pelo menos dez cidades do estado. O Instituto Tecnológico Simepar afirma que o número pode aumentar, já que depende de registros de moradores das regiões onde ocorreu o fenômeno para confirmar o fenômeno.
Em União da Vitória, para ver o fenômeno, muitos moradores foram até o morro do Cristo. Em General Carneiro, São Mateus do Sul, Paula Freitas, Porto Vitória e Cruz Machado, a população se divertiu registrando as belas paisagens cobertas de branco e houve quem fizesse bonecos de neve.
Na região também, houve registro de um fenômeno meteorológico semelhante, a chuva congelada, conhecida como “sleet”. A técnica em meteorologia do Instituto Somar Patrícia Vieira explica que a diferença começa já em sua formação. “A chuva congelada acontece quando as gotas de chuva congelam conforme estão caindo. Com a neve, o floco se forma já nas nuvens”, diz. “Quando a neve cai no chão, ela continua por ali. Com a chuva congelada, as gotas derretem assim que tocam alguma superfície”, completa.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR