Post
Prefeitos agilizam implantação do SAMU na região

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), discutiram na manhã de quinta-feira, 25, a implantação, na região, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A conversa aconteceu durante a reunião ordinária da entidade, no auditório da 6 Regional de Saúde de União da Vitória.
O presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv pediu agilidade aos prefeitos nas decisões referentes a instalação do serviço na região. O prefeito destacou que o SAMU é um requisito para a vinda – já garantida oficialmente – da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. “O SAMU é a porta de entrada para a resolução dos problemas relacionados a saúde da região. Temos o UPA garantido, mas para que isso se concretiza, antes temos que implantar o SAMU”.
A secretária de Saúde de União da Vitória, Margarete Olivo, reafirmou a solicitação do prefeito e requereu aos prefeitos que demonstrassem se tem ou não interesse. “Após o aval dos prefeitos, nós nos responsabilizaremos por fazer o levantamento de custo e do resto dos procedimentos, porém, precisamos hoje de uma decisão concreta do interesse dos municípios em receber o serviço”.
Após todos os prefeitos presentes garantirem o empenho, foi formada uma comissão para agilizar os trâmites. O grupo é formado pelos secretários de saúde de Bituruna, São Mateus do Sul e União da Vitória, pelo secretário da AMSULPAR, Wagner Ari Neumann e pela assessora jurídica do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), Manuela Rosa. No dia 31, já acontece a primeira reunião da Comissão, juntamente com os secretários de saúde dos municípios.
Rede Paraná Urgência
O SAMU e o UPA, integram a Rede Paraná Urgência, programa do Governo do Estado que visa reforçar o sistema de atendimentos aos casos de emergência em todas as regiões paranaenses. Lançado no inicio de abril pelo governador Beto Richa, a expectativa de investimento nas regiões paranaenses é de R$ 211 milhões. O objetivo é reduzir o tempo de resposta nos serviços de urgência e emergência, o que diminui os índices de mortalidade e os riscos de sequelas.
Outubro Rosa
Na ocasião, estiveram presentes na reunião, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Márcia Martins, a vice-presidente Claudia Novacki e a assistente social, Mauren Karpovisch. O objetivo foi propor uma parceria com os municípios na realização do Outubro Rosa. O movimento, acontece anualmente em União da Vitória, e tem o objetivo de ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama, o tipo que mais atinge as mulheres. Ao fim da explanação da presidente, todos os municípios aderiram a campanha.
A presidente do CISVALI, a prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, aproveitou a reunião dos prefeitos para passar algumas informações referentes ao CISVALI. Entre elas, que está em andamento a reforma da sala que abrigará o serviço de gestante de auto risco e a definição da Comissão que cuidará do concurso Público do Consórcio.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
