Post
Prefeitos agilizam implantação do SAMU na região
Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), discutiram na manhã de quinta-feira, 25, a implantação, na região, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A conversa aconteceu durante a reunião ordinária da entidade, no auditório da 6 Regional de Saúde de União da Vitória.
O presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv pediu agilidade aos prefeitos nas decisões referentes a instalação do serviço na região. O prefeito destacou que o SAMU é um requisito para a vinda – já garantida oficialmente – da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. “O SAMU é a porta de entrada para a resolução dos problemas relacionados a saúde da região. Temos o UPA garantido, mas para que isso se concretiza, antes temos que implantar o SAMU”.
A secretária de Saúde de União da Vitória, Margarete Olivo, reafirmou a solicitação do prefeito e requereu aos prefeitos que demonstrassem se tem ou não interesse. “Após o aval dos prefeitos, nós nos responsabilizaremos por fazer o levantamento de custo e do resto dos procedimentos, porém, precisamos hoje de uma decisão concreta do interesse dos municípios em receber o serviço”.
Após todos os prefeitos presentes garantirem o empenho, foi formada uma comissão para agilizar os trâmites. O grupo é formado pelos secretários de saúde de Bituruna, São Mateus do Sul e União da Vitória, pelo secretário da AMSULPAR, Wagner Ari Neumann e pela assessora jurídica do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), Manuela Rosa. No dia 31, já acontece a primeira reunião da Comissão, juntamente com os secretários de saúde dos municípios.
Rede Paraná Urgência
O SAMU e o UPA, integram a Rede Paraná Urgência, programa do Governo do Estado que visa reforçar o sistema de atendimentos aos casos de emergência em todas as regiões paranaenses. Lançado no inicio de abril pelo governador Beto Richa, a expectativa de investimento nas regiões paranaenses é de R$ 211 milhões. O objetivo é reduzir o tempo de resposta nos serviços de urgência e emergência, o que diminui os índices de mortalidade e os riscos de sequelas.
Outubro Rosa
Na ocasião, estiveram presentes na reunião, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Márcia Martins, a vice-presidente Claudia Novacki e a assistente social, Mauren Karpovisch. O objetivo foi propor uma parceria com os municípios na realização do Outubro Rosa. O movimento, acontece anualmente em União da Vitória, e tem o objetivo de ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama, o tipo que mais atinge as mulheres. Ao fim da explanação da presidente, todos os municípios aderiram a campanha.
A presidente do CISVALI, a prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, aproveitou a reunião dos prefeitos para passar algumas informações referentes ao CISVALI. Entre elas, que está em andamento a reforma da sala que abrigará o serviço de gestante de auto risco e a definição da Comissão que cuidará do concurso Público do Consórcio.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR