Post
AMSULPAR debate implantação do SAMU Regional

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), se reuniram, em caráter extraordinário, na manhã de terça-feira, 27, no Auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (6ª RS), para debater a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional.
A implantação do SAMU Regional vem sendo amplamente discutida nas reuniões da entidade. De acordo com o presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, o SAMU Regional é a porta de entrada para a vinda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) .
Para agilizar as discussões sobre a questão, foi formado um Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência. A equipe – formada por representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (CISVALI), AMSULPAR, Fundação Municipal de Saúde de União da Vitória e 6ª Regional de Saúde – apresentou, durante a reunião uma estimativa de valores de quanto custaria o SAMU, mensalmente para cada município.
De acordo com a apoiadora regional, Ediane de Fátima Lanz, a implantação de um serviço do porto do SAMU, deve ser largamente estudado, porém sua implantação é essencial para diminuir os custos referentes ao atendimento de urgência e emergência nos municípios. “ O SAMU regional vem facilitar e muito o trabalho de todos”, acrescenta.
Após a apresentação, os prefeitos e secretários de saúde fizeram um amplo debate sobre as vantagens e desvantagens do Serviço. Foram levantadas questões como logística e alto valor para o município, além de discutidas diversas possibilidades para diminuir o valor para os municípios.
Ao final ficou decidido que é necessário um tempo maior para estudar o assunto. O Grupo Condutor se reunirá novamente e apresentará aos prefeitos em um próximo encontro, questões técnicas sobre o assunto.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
