Post
São Mateus do sul completa 105 anos em pleno desenvolvimento
“Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém, e sim, salvar vidas. A nossa população tem fome de mudança, de honestidade, de caráter. A nosso população tem fome com o compromisso social. Nós estamos trabalhando com toda nossa equipe, que escolhemos no inicio do nosso mandato para que a mudança se concretize, a curto, médio e longo prazo . A gestão 2013/2016 quer sim vencer a miséria. A miséria de pensar que a política é para um pequeno grupo privilegiado, a miséria de pensar que nada de diferente pode ser construído, nós sim, queremos construir e construiremos com muito trabalho um município melhor para todos”.
Parafraseando o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã de sábado, 21, no Parque de Exposições, o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Genésio Ledur – durante a cerimônia de abertura da celebração dos 105 anos do município – renovou o compromisso assumido no dia 1º de janeiro.
Em um discurso pautado na concretização do sonho e na esperança de uma sociedade melhor, o prefeito reverenciou o passado e traçou planos para o futuro de São Mateus do Sul. Também, reafirmou seu pedido para que todos os moradores sejam um ponto de apoio na construção diária de uma cidade melhor, priorizando os valores sólidos, justiça social e respeito.
Abertura
Autoridades e os moradores prestigiaram na manhã de sábado a abertura da festa. O vice-presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), o prefeito de Cruz Machado, Antonio Szaykowski, representou o presidente da entidade, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv. Em seu discurso, Antônio destacou a importância do município de São Mateus do Sul para a região sul do estado e ressaltou a importância da integração entre os municípios da AMSULPAR.
O deputado estadual, Péricles de Mello, valorizou a importância cultural que o município tem para a região, uma miscigenação de raças e cultura que engrandece o estado. “Estamos trabalhando para garantir a continuidade dessa tradição e cultura. Planejamos a vinda de muitos cursos para São Mateus do Sul”.
Um município em pleno desenvolvimento
Situado ao sul do estado, distante 140 quilômetros da capital Curitiba, São Mateus do Sul, atualmente possui 43. 750 mil habitantes e ganha destaque na área industrial, pela usina de xisto da Petrobrás, uma inesgotável fonte de insumos energéticos e matérias primas.
O município conta hoje com cerca de 100 indústrias nos mais diversos ramos. A indústria ervateira é outra atividade de destaque, demonstrando o interesse do mercado na erva-mate do município, considerado um dos maiores produtores brasileiros, com 50% de sua área de florestas e ervais nativos ainda preservados. As empresas de maior destaque são: Baldo S/A, Vier, Elizabeth, Maracanã, São Mateus e Rei Verde.
A produção agropecuária também tem uma importante participação na economia do município, registrando-se 6.300 propriedades no território municipal que é de 1340 km2. A produção agropecuária ocupa o 23º lugar no ranking estadual, segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB). Destacam-se como principais produtos: batata, milho, feijão, erva-mate, soja e fumo. Suínos, bovinos e aves e seus derivados também apresentam crescimento.
Programação
A comemoração se estendeu até domingo, 22 palestras, apresentação de bandas e show da dupla Roberto Nunes e Alexandre.
Durante os dois dias, a festa também contará com parque de diversões, passeios de helicóptero, divulgação institucional de produtos do Sesi e drink nas estrelas.