Post
Prefeitos da AMSULPAR debatem assuntos internos da entidade e Programa Patrulha do Campo
Os prefeitos dos municípios integrantes da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), se reuniram na manhã de terça-feira, 1, na sede da entidade. O encontro aconteceu em dois momentos. Pela manhã, somente com os gestores municipais, para tratar de assuntos internos. Já a tarde, na sala de reuniões da 6ª Regional de Saúde com secretários de obras e agricultura para tratar de assuntos referentes ao Programa Patrulha do Campo.
As atividades foram coordenadas pelo vice-presidente da AMSULPAR, o prefeito de Cruz Machado, Antonio Szaykowski, que substituiu o presidente , o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, que se encontra na capital paranaense.
A reunião foi iniciada com assuntos referente a um projeto de georeferenciamento realizado pela Fundaçaõ Hugo Simas. O contrato para a realização do serviço foi assinado em 2009 e os prefeitos manifestaram interessem em dar continuidade. Ficou acordado que será feito contato com a Fundação para saber da viabilidade. Foi discutido a respeito do repasse mensal que cada prefeitura faz a AMSULPAR. Serão feitos novos cálculos e os valores serão revistos.
Receita Estadual
O delegado da Receita Estadual de União da Vitória, Luiz Carlos Lucchesi Ribas, esteve presente no encontro e repassou aos prefeitos informações referentes ao Fundo de Participação dos Municípios. Ele solicitou apoio dos prefeitos para que as informações de cada município seja divulgadas de forma dinâmica e transparente.
CISVALI
A secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), Silvia Andrade falou do andamento dos trabalhos e respondeu duvidas dos prefeitos. Também informou aos prefeitos que no máximo em duas semanas, será divulgado o edital do Concurso Público do Cisvali que será realizado pelo Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV).
Casa de Apoio Amor Fraterno
Representantes da Casa de Apoio Amor Fraterno – entidade que atende pacientes oncológicos – apresentaram a instituição aos prefeitos e solicitaram apoio junto a câmara de vereadores para aprovação de um futuro projeto que torne a entidade de utilidade pública.
Patrulha do Campo
No período da tarde, o Diretor de Desenvolvimento da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Jair Pedro Vendruscolo, falou aos prefeitos e secretários sobre as ultimas atualizações referentes ao Programa Patrulha do Campo. “Estamos aqui para alinhar as questões. A região recebeu duas patrulhas e estamos alinhando os trabalhos”.
Vendruscolo falou da importância da organização em consórcio para o desenvolvimento da região e a importância da capacitação dos colaboradores. “ A gente já realizou várias capacitações e vê nos olhos dos trabalhadores a mudança na vida deles que isso gera”. No total, já foram entregues para Consórcios Intermunicipais , 30 Patrulhas do Campo.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL), Mauro Feliz dos Santos, destacou a importância do Programa para os municípios do interior.”Nós, pequenos municípios sofremos muito com as chuvas, isso torna as nossas estradas instransitáveis. Esse programa vem nos auxiliar e tornar nossas estradas mais dignas de nossos moradores”.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR
Veja mais

AMSULPAR promove curso sobre reforma tributária para servidores municipais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal
