No inicio desta semana, entre segunda-feira e terça-feira, o Programa Patrulha do Campo fez mais um avanço na região da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR). O maquinário, que até o momento realizava os trabalhos de adequação, readequação e manutenção das estradas rurais em São João do Triunfo e General Carneiro, foi transportado para Antonio Olinto e Bituruna.

De acordo com o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL) – órgão criado para garantir a vinda do Programa para a região de União da Vitória –  Jaime Raul Allievi, após o transporte das máquinas,  os trabalhos iniciarão de imediato.

Para o secretário executivo, apesar da chuva que caiu na região, o andamento das atividades ocorreu conforme o planejado. Em General Carneiro, por exemplo foi readequado um trecho de 23 quilômetros.  Lembrando que o estipulado pelo Consórcio para cada município integrante é de 200 horas máquinas.

 

O Patrulha do Campo

Secretário Executivo do Cidepsul, Jaime Raul Allievi

Secretário Executivo do Cidepsul, Jaime Raul Allievi

 

O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa  por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas.

De acordo com os órgãos envolvidos, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), trata-se de um projeto diferenciado pela proposta estruturante.  Ele busca sanar uma lacuna marcada pelo descaso dos últimos governos do estado, em se tratando da adequação e melhoria das Estradas Rurais em todos os municípios do Paraná. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a hospitais e escolas.

Através do programa Patrulha do Campo, o Governo do Estado já recuperou mais de 900 quilômetros de estradas rurais, desde a entrega da primeira unidade, em abril deste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR