Post
Organizadores comemoram resultados da 3ª Festa da Erva-Mate

O sorriso estampado no rosto do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luiz Szaykowski, acusa a satisfação ao falar dos resultados da 3ª Festa da Erva Mate. “Estamos muito felizes. O público compareceu e prestigiou o nosso evento”. Realizada no salão da Igreja Luterana, entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro, a Festa Levou centenas de pessoas ao município.
Localizado no Sudeste Paranaense, Cruz Machado tem hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28. 043 mil habitantes. Com predominância de descendentes poloneses e ucranianos, os moradores buscam no cultivo de seus produtos, a perpetuação da cultura e tradição de seu povo.
Foi com essa ideia que surgiu a intenção de dar continuidade a Festa da Erva-Mate. Organizada pela Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), com o apoio da Prefeitura, os números de produção da erva justificam qualquer discurso que sirva para explicar o porquê da erva- mate para levar o nome de Cruz Machado ao Brasil.
Segundo o presidente do Cadacem, Vilfrid Kirschner, estão instaladas no município sete ervateiras que produzem 55 milhões de quilos de erva-mate. O crescimento da produção, tem demonstrado grandes perspectivas para o desenvolvimento e, é vitrine para a vinda, ao município, de ervateiras de grande porte. “Há três anos, eram apenas quatro ervateiras, hoje já são sete e mais uma será instalada em março de 2014”, afirma Kirschner. Atualmente, 12 mil pessoas em Cruz Machado sobrevivem do trabalho com a erva-mate.

prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, rainha e princesas da Festa e o prefeito anfitrião, Antonio Szaykowski
Oficialmente, a 3ª Festa da Erva Mate iniciou na noite de sexta-feira, 29 de novembro. No palco, autoridades discursaram sobre a importância, para o município da realização do evento. Quem prestigiou o evento foi o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur. Em seguida, houve a apresentação da Banda Sinfônica de Pinhão.
No sábado, houve baile no Clube 7 com o Grupo Coração Gaúcho. Já no domingo, 1, de dezembro, foi realizado um culto ecumêmico na Igreja Luterana. Em seguida, 1º tratoraço da Erva-Mate, com desfile e benção dos tratores e abertura das exposições e roda de chimarrão, seguido do tradicional almoço. No período da tarde foram realizadas apresentações de talentos locais e regionais, e concurso da maior folha de erva-mate e também do maior produtor de erva-mate do ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
