Post
Organizadores comemoram resultados da 3ª Festa da Erva-Mate
O sorriso estampado no rosto do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luiz Szaykowski, acusa a satisfação ao falar dos resultados da 3ª Festa da Erva Mate. “Estamos muito felizes. O público compareceu e prestigiou o nosso evento”. Realizada no salão da Igreja Luterana, entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro, a Festa Levou centenas de pessoas ao município.
Localizado no Sudeste Paranaense, Cruz Machado tem hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28. 043 mil habitantes. Com predominância de descendentes poloneses e ucranianos, os moradores buscam no cultivo de seus produtos, a perpetuação da cultura e tradição de seu povo.
Foi com essa ideia que surgiu a intenção de dar continuidade a Festa da Erva-Mate. Organizada pela Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), com o apoio da Prefeitura, os números de produção da erva justificam qualquer discurso que sirva para explicar o porquê da erva- mate para levar o nome de Cruz Machado ao Brasil.
Segundo o presidente do Cadacem, Vilfrid Kirschner, estão instaladas no município sete ervateiras que produzem 55 milhões de quilos de erva-mate. O crescimento da produção, tem demonstrado grandes perspectivas para o desenvolvimento e, é vitrine para a vinda, ao município, de ervateiras de grande porte. “Há três anos, eram apenas quatro ervateiras, hoje já são sete e mais uma será instalada em março de 2014”, afirma Kirschner. Atualmente, 12 mil pessoas em Cruz Machado sobrevivem do trabalho com a erva-mate.
Oficialmente, a 3ª Festa da Erva Mate iniciou na noite de sexta-feira, 29 de novembro. No palco, autoridades discursaram sobre a importância, para o município da realização do evento. Quem prestigiou o evento foi o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur. Em seguida, houve a apresentação da Banda Sinfônica de Pinhão.
No sábado, houve baile no Clube 7 com o Grupo Coração Gaúcho. Já no domingo, 1, de dezembro, foi realizado um culto ecumêmico na Igreja Luterana. Em seguida, 1º tratoraço da Erva-Mate, com desfile e benção dos tratores e abertura das exposições e roda de chimarrão, seguido do tradicional almoço. No período da tarde foram realizadas apresentações de talentos locais e regionais, e concurso da maior folha de erva-mate e também do maior produtor de erva-mate do ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR