100_2306[2]

Prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), se reuniram na manhã de quinta-feira, 20, na sede da entidade. Essa foi a primeira reunião presidida pelo novo presidente, o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luiz Szaykowski.

 

A pauta do encontro foi voltada para as ações da entidade para 2014. O secretário Wagner Ari Neumann apresentou as pretenções de parceria e por  decisão dos prefeitos presentes, este ano será realizado  o Campeonato de Futebol da AMSULPAR,  e mantida a participação na Campanha Outubro Rosa. A AMSULPAR anualmente colabora com a divulgação dos municípios e também na contribuição para a confecção de camisetas. Ganhou destaque também a ampla parceria realizada com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) que constantemente divulga as ações da  AMSULPAR.

 

 

Dois assuntos de destacaram durante a reunião dos gestores. Um foi a proposta do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de tornar a região com selo de qualidade da Erva Mate. A iniciativa é devido as estatísticas de que na região da AMSULPAR é mundialmente a maior produtora da Erva- Mate. Os prefeitos aprovaram a ideia e autorizaram a EMATER a dar inicio ao processo. Outro assunto amplamente abordado foi o transporte escolar.

A reclamação é unânime quanto aos custos para o município do transporte dos estudantes. Somente em Cruz Machado, segundo o prefeito Antonio, os  mensalmente é gasto com o custeio do transporte cerca de R$ 320 mil reais. Os prefeitos discutiram a tentativa de implantação Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), que garante a implementação de recursos para o transporte escolar e para o ensino profissional.

 

Cidepsul

O andamento do Programa Patrulha do Campo encerrou a reunião. O maquinário a partir de sexta-feira, 21, será deslocado a São Mateus do Sul e Porto Vitória. Os trabalhos em Antonio Olinto e Bituruna foram encerrados em São Mateus no inicio da semana. Os prefeitos dos municípios onde a Patrulha já atuou expuseram as dificuldades que encontraram durante o processo. A intenção é que os problemas não se repitam nos municípios seguintes.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – AMSULPAR