Post
Projeto URB ALL III nos Territórios Vale do Iguaçu

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) tem como missão promover o desenvolvimento rural sustentável . Destaca-se pelo trabalho de dinamização da economia local por meio de sistemas agrícolas de baixo impacto ambiental, contribuindo para o aumento da renda das famílias agricultoras, a partir do aumento da produção de alimentos seguros, garantindo segurança alimentar e nutricional, além de promover a melhoria da qualidade de vida da família rural.
O Território Vale do Iguaçu (CTD Vale do Iguaçu)está constituído por 10 municípios, os quais também compreendem a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar): Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Joao do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória. Ao todo, reúnem uma população de 178.425 pessoas, representando 1,6% da população estadual.
A organização espacial da região encontrar-se vinculada a atividades econômicas tradicionais, de cunho extensivo e extrativo. Foi colonizada por imigrantes estrangeiros, principalmente por poloneses, ucranianos, alemães e italianos alocados em pequenas propriedades. Estes se dedicaram à agricultura de autossustento, enfrentando dificuldades impostas por áreas montanhosas e solos de baixa fertilidade. O que ocasionou um tardio processo de integração a outras áeras mais empreendedoras do estado.
Projeto URB AL III
O Projeto URB AL III, desenvolvido por meio de parceria firmada entre o Governo do Estado do Paraná e a União Européia, tem por objetivo impulsionar as politicas públicas locais, contribuindo para fortalecer a coesão social, de forma a criar modelos metodológicos de referência.
No Paraná, o projeto foi realizado nos Territórios Caminhos do Tibagi e Vale do Iguaçu onde serão instaladas unidades didáticas de referência tecnológica em apicultura, em leite e uva para produção de vinho. Sendo que estas atividades contribuirão para promover o desenvolvimento sustentável destas regiões. Estas unidades servirão para capacitar e divulgar os agricultores dos dois territórios e de outras regiões, novas tecnologias, e com isto ampliar a produção e a produtividade gerando renda e ocupação nas propriedades rurais.
Neste processo a Emater promoveu a articulação com as entidades do poder público e da sociedade civil para se engajarem na organização dos territórios e na elaboração dos planos. Envolveu os técnicos das diversas instituições dos territórios, na constituição das câmaras técnicas e na elaboração dos projetos do URB AL III e outros para os territórios. Promoveu junto aos agricultores e lideranças as capacitações necessárias para que o projeto obtivesse resultados positivos.
Nos territórios foram estabelecidas parcerias com as prefeituras municipais e suas diversas secretarias, com as Casas Familiares Rurais e a Arcafar-Sul, universidades, sindicatos dos trabalhadores rurais, cooperativas, movimentos sociais, conselhos municipais de desenvolvimento rural, câmaras legislativas e as associações dos municípios dos dois territórios.
Na esfera federal, destaca-se a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e em nível estadual a parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura – SEAB, o Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, as secretarias de estado da saúde, educação, trabalho, assistência social.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
