Post
Projeto URB AL III: Implantação de Unidades Tecnológicas para a Produção leiteira
A Câmara Temática da Cadeia Produtiva do Leite optou pela capacitação dos agricultores familiares envolvidos neste setor por meio de um sistema de assistência qualificada, com unidades demonstrativas distribuídas estrategicamente no território facilitando o acesso à tecnologia próximo de suas propriedades. Esta condição é considerada essencial como estratégia para a evolução da cadeia produtiva do leite, levando a geração de renda e emprego a meio rural.
Atualmente são 1.200 famílias de agricultores que produzem e comercializam o leite no Território do Iguaçu. A produção é de 95.000 litros de leite ao dia, isto é, 79 litros por produtor ao dia. Com a capacitação continua de produtores de leite no território, espera-se ampliar a oferta de postos de trabalho e consequentemente a renda das famílias rurais na cadeia produtiva do leite.
A instalação das unidades demonstrativas objetiva também capacitar técnicos envolvidos na produção leiteira, organizar os produtores em grupo de vizinhança inicialmente para o trabalho de assistência técnica e depois com a organização da produção para o mercado.
Os produtores selecionados como colaboradores recebem em suas propriedades insumos e equipamentos necessários para a instalação das unidades didáticas,
comprometendo-se em fornecer os dados para as análises que serão feitas permitindo a divulgação dos resultados, além de disponibilizar a propriedade para os eventos de capacitação.
Antes mesmo da instalação das unidades tecnológicas foram realizadas atividades de capacitação aos produtores do território no Centro de Treinamento para Pecuaristas em Castro, abrangendo 160 pessoas em 8 cursos que abordam conteúdos teórico práticos na atividade leiteira.
Também foi proporcionada a oportunidade de intercâmbio técnico, com visita às propriedades de produção leiteira em Pato Branco, com 40 produtores de leite.
O intercâmbio realizado na Região Emília Romagna, na Itália, foi muito significativo aos produtores. Na oportunidade os colaboradores conheceram a produção de gado leiteiro, além de indústrias e cooperativas que atuam no ramo da agro industrialização.