Na última quinta-feira, 15, a prefeita do município de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza esteve em Ponta Grossa, representando a Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), nas oficinas institucionais  do programa de Zoneamento  Ecológico – Econômico  do Estado do Paraná (ZEE-PR).

O objetivo do programa  é tornar-se uma ferramenta de planejamento estratégico do Estado, contribuindo para a otimização e eficiência das iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico, social e de preservação ambiental.

O programa é coordenado pelo Instituto de  Terras, Cartografia e Geociências (ITCG)  e conta com a parceria de 22 instituições estaduais e federais.

Além da apresentação dos resultados alcançados com o programa, ZEE-PR, foram esclarecidas dúvidas e uma breve explanação sobre a preservação ambiental e de usos econômica  para cada zona identificada

Todos os munícipios foram estudados e divididos em zonas. A intenção é que todos os municípios estudem sua característica, principalmente na questão ecológica. Segundo Marisa a região da Amsulpar está localizada na zona de número 12. Ela comenta que essa divisão é importante para trabalhar e observar as principais demandas de preservação do meio ambiente, e a partir disso desenvolver politicas econômicas que possam gerar renda para a população. “A partir desse estudo foram apresentadas algumas sugestões de trabalho para desenvolver a economia e qual a melhor forma de desenvolver o projeto”.

 

 Assessoria de comunicação Amsulpar