Na última sexta-feira,16, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com as prefeituras da Região realizou em Paulo Frontin o curso de capacitação de técnicos em fertilidade do solo.

O curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca da Universidade Estadual de ponta Grossa (UEPG). Com a participação do Coordenador Estadual da EMATER, Hernani Alves da Silva. O evento teve ênfase no manejo e fertilidade do solo para produção de grãos e pastagens produtivas e, a interpretação da análise de solo. Permitindo assim maior assertividade na recomendação ao produtor rural no uso e aplicação de fertilizantes e corretivos.

Frontin 003

Segundo o Gerente Regional da EMATER de União da Vitória, Cleacir Junior Dall Agnol, essa é uma das metas da Campanha Estadual Plante Seu Futuro. É por meio das boas práticas de produção que se promove a preservação e maior longevidade do solo. “O solo é o bem maior do agricultor, resulta na economia, maior rentabilidade das explorações e acima de tudo, na geração da renda familiar”, Afirma Agnol.

 

O Médico Veterinário, da EMATER de União da Vitória, Orival Stolf, diz que essa é a prioridade levantada pelos técnicos na produção de leite da região. É na melhoria das pastagens e no manejo correto da fertilidade dos solos, que se obtém mais rentabilidade do setor. “É preciso uma terra bem cuidada para plantar uma boa pastagem para que só depois disso coloque-se uma boa vaca para dar uma produção sustentável ao agricultor”.

Frontin 003