Post
União da Vitória decreta estado de calamidade Pública
No final da tarde de ontem, 10, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv decretou estado de calamidade pública. Conforme o decreto nº 193, emitido pela prefeitura, aproximadamente 400 famílias estão desabrigadas e 12.152 mil pessoas estão desalojadas.
O decreto tem uma utilidade importante, pois significa maior agilidade no processo de liberação para questões antes burocráticas, em questão de economia, bem como, facilita os prazos de pagamentos e vencimentos, questões de recolhimento de impostos e, uma série de questões que ajudam as pessoas e empresários, como por exemplo a liberação no adiantamento para pensionista, aposentados e também do Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) .
Além disso, o decreto possibilita que os prazos de entregas de mercadorias sejam congelados, possibilitando que seja justificado o atraso e novos prazos sejam revistos.
Ontem, mais uma rodovia foi interditada, a SC 135, rodovia que liga Porto União e União da Vitória, a Caçador, o retorno poderá ser via BR 153, mas há limitação de passagem em General Carneiro. Dessa forma, há dificuldade para sair ou entra no município principalmente para transportes de ocasionando atraso nas entregas.
Na tarde de ontem, dez caminhões de carga estavam parados na entrada da Área Industrial, entre eles, uma carga de frios. Alguns aguardavam a liberação da estrada que liga Porto União a Caçador, outros estavam inviabilizados de chegar até a área Industrial. Segundo o Sargento Pattene, as vias serão liberadas somente após segunda ordem e com vistoria da Defesa Civil, mas ainda não tem previsão de liberação.
O tráfego pela BR 280 está totalmente interditado. A empresa Castellar, responsável pela manutenção do trecho está trabalhando no conserto da ponte sobre o Rio das Casas, que perdeu uma de suas cabeceiras. Até sexta-feira o transito poderá ser liberado.