Post
União da Vitória:Estruturação dos abrigos públicos garante atendimento básico às famílias
Mais de 500 pessoas (cerca de 105 famílias) atingidas pelas chuvas, em União da Vitória, no final de semana, estão em abrigos públicos. E, para amenizar o sofrimento dessas pessoas, equipes da Defesa Civil e representantes da administração municipal desenvolvem diversas ações.
A principal é a estruturação desses locais, com energia elétrica, água potável, instalação de chuveiros, e montagem de cozinhas, por exemplo. Esses ambientes são visitados, no mínimo, duas ao dia por assistentes sociais e nutricionista, com o intuito verificar as necessidades das famílias abrigadas.
De acordo com as necessidades das pessoas são disponibilizados alimentos, colchões, cobertores, roupas, calçados, entre outros itens. Esse trabalho é realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os abrigos também são acompanhados por profissionais de saúde e pela equipe do Setor Público de Defesa dos Direitos dos Animais.
O capitão Guimarães, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que visitou os abrigos públicos, recentemente, afirma que as pessoas estão bem assistidas.
A secretária municipal de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, ressalta a necessidade do atendimento básico às famílias, e observa que, em abrigos como o instalado no Salão Paroquial do Bairro Rocio, as famílias já se organizam sozinhas para receber as doações que são entregues, diretamente, no local, pela população.
Mônica observa que, as doações, principalmente, de alimentos perecíveis podem ser feitas nos abrigos. Entretanto, orienta à população em procurar a Secretaria para que esta possa indicar o local. “Essa recomendação visa melhor distribuição e aproveitamento das doações”, explica.
Para o prefeito, é fundamental esse atendimento. “Nossa equipe trabalha para que essas pessoas recriem ambiente familiar nos abrigos, com possibilidade de tomar seu chimarrão, preparar sua comida. Enfim, que tenham o mínimo de dignidade”, defende.
Doações
A solidariedade da população de União da Vitória tem ajudado às famílias atingidas com às chuvas que atingiram o município, no final de semana, sobretudo, àquelas que perderam tudo ou quase tudo.
À medida que as doações, principalmente roupas e calçados, chegam à sede do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), são repassadas às famílias que necessitam.
Além de roupas e calçados, às famílias recebem colchões, toalhas e demais itens disponíveis, de acordo com as necessidades de cada uma.
Provopar
O Provopar está sediado na Rua Paraná, 50, com expediente das 12 às 18 horas. O telefone é 3522 – 8857.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de União da Vitória