Post
Paula Freitas: Programa Patrulha do Campo chega ao município
Os trabalhos do projeto Patrulha do Campo estão seguindo conforme o esperado. Nesta semana as máquinas começam os trabalhos em Paula Freitas. O município é o quarto a receber o projeto da segunda patrulha disponível nos municípios que compreende a Amsulpar.
Na tarde de ontem, 24, foi realizada uma reunião com operadores das máquinas, secretários e responsáveis pelo andamento do projeto no município.
O prefeito de Paula Freitas e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL), Mauro Feliz dos Santos, deu início a reunião dando boas vindas a toda equipe de trabalho e apresentando todas as pessoas envolvidas com o projeto no município.
Na oportunidade Santos também fez algumas explicações, sobre o projeto no município, bem como, foi decido os horários de início e término de trabalho, alimentação e transporte dos operários.
Na sequencia o Secretário executivo do CIDEPSUL, Jaime Raul Allievi, fez uma pequena avaliação dos trabalhos já desenvolvidos em outros municípios, bem como, reforçou a importância que o projeto tem para os que recebem. “As estradas readequadas pela patrulha servem de modelos para as demais estradas do município” Afirma Jaime.
Santos diz estar muito satisfeito em receber o projeto em Paula Freitas, e ressalta que o município já esta preparado para dar início aos trabalhos. Ele comenta também, que a expectativa é realizar um bom trabalho em parceria com a equipe da prefeitura e funcionários do programa. “ As dificuldades que tivemos lá atrás serviram de experiência para os de mais município, inclusive, os operários já adquiram mais conhecimento e, estão bem capacitados”.
O Patrulha do Campo
O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas.
De acordo com os órgãos envolvidos, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), trata-se de um projeto diferenciado pela proposta estruturante. Ele busca sanar uma lacuna marcada pelo descaso dos últimos governos do estado, em se tratando da adequação e melhoria das Estradas Rurais em todos os municípios do Paraná. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a hospitais e escolas.
Através do programa Patrulha do Campo, o Governo do Estado já recuperou mais de 900 quilômetros de estradas rurais, desde a entrega da primeira unidade, em abril deste ano.
Assessoria de Comunicação Amsulpar