Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 24, na  6ª Regional de Saúde de União de Vitória, no município de União da Vitória,  reunião ordinária da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar).

 

 

O prefeito de Cruz Machado e presidente da Associação Antonio Szaykowski  iniciou a reunião dando boas vindas a todos, apresentou os assuntos pautados para discussão e, as pessoas responsáveis por cada item. Aproveitando a oportunidade Szaykowski também falou sobre algumas atividades desenvolvidas pela Amsulpar, dando ênfase para o Campeonato de Futebol de Campo, que terá início no  mês de agosto.

 

 

Segundo Szaykowski  a reunião da instituição  é um importante encontro onde   assuntos que envolve  a região são discutidos, tão bem, são abordados  os problemas que os municípios  enfrentam, ao mesmo tempo que busca-se uma forma de solucioná-los.

 

 

 ARLEP

Dando continuidade a reunião,  a presidente da Associação de Reabilitação de Lesões Lábio Palatias (Arlep), Sueli Celli Martins,  solicitou um espaço para explanar sobre as finalidades da Associação. Na oportunidade ela explicou, quais os principais auxílios prestados aos pacientes, bem como, quem são as pessoas atendidas  e, como é realizado o tratamento.

 

 

A Arlep  atende as necessidade socioeconômicas dos fissurados de União da Vitória e região do Vale do Iguaçu,  que são encaminhados  à cidade de Bauru (SP)  para atendimento especializado no “centrinho”.

 

 

Durante o período de tratamento hospitalar, a Arlep presta  serviços assistenciais e de orientação para fins de locomoção, estadia, auxílios e demais apoios, para que os pacientes tenham possibilidades de realizarem este tratamento.

 

 

Aproveitando o espaço, Sueli, encarecidamente, pediu para   que as entidades presentes encaminhem  todos os casos de  pacientes fissuras para a Arlep, para dessa forma,  a pessoa receba um tratamento adequando.

 

 

Assessoria de Comunicação

Prosseguindo com  a reunião, o Diretor Executivo do Grupo Verde Vale de União da Vitória, Caique Agostini, falou sobre a importância das assessorias de comunicação das prefeituras e dos respectivos prefeitos.

 

 

Segundo Agostini a comunicação sofreu fortes mudanças nos últimos  dez anos e,  a partir de agora com toda essa evolução, vai ser comum que  as grandes  redes de mídia comecem a exploram conteúdos, como por exemplo dos municípios tradicionalistas, como os que compõem a Amsulpar. “Por isso é muito importante que as prefeituras tenham  pessoas capacitadas  e preparadas para  atender  a esses meios de comunicação, com informações relevantes e prontas para  serem entregares”, afirma Agostini.

 

 

CISVALI

Dando andamento a pauta, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) na pessoa da  prefeita do município de Porto Vitória e também  presidente do Cisvale, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza,  apresentou a prestação de contas do Consórcio, do 1 semestre de 2014. Foram expostos também, as novas contratações, planos de cargos e salários, assim como, a explanação das atividades desenvolvidas pelos convênios do  Programa Estadual de Apoio ao  Consórcio Intermunicipais  de Saúde (Comsus) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

 

HOSPITAL DO ROCIO

 A convite do prefeito de São Mateus do Sul, Dr. Clóvis Ledur, o Dr. Luiz Ernesto Wendler, esteve presente na reunião para mostrar  as ilustrações do novo Hospital do Rocio em Campo Largo (PR), e estender o convite para  inauguração do mesmo, que será dia, 6, de agosto ás 17h.

Foram investidos mais de 200 milhoes de reais no novo hospital, que conta com 1.200 leitos, sendo que 305 são UTIs e, 97% deles, são para encaminhamentos pelo SUS

 

 ICMS ECOLÓGICO

 A chefe do Departamento Sócio Ambiental do IAP de Curitiba, Drz. Margith Hauer e o Engenheiro Florestal Luiz Roberto Martini, abordaram assuntos referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico  e sobre o Programa Estadual Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN.

 

 

Segundo Margith a melhoria na  qualidade do meio ambiente e das condições de sobrevivência humana, começam a partir da aplicação adequada e de projetos executados a  partir do ICMs ecológico.

 

 

 

Ao final, alguns prefeitos fizeram o uso da palavra para tratar de alguns assuntos de interesses dos demais participantes. Aproveitando a oportunidade o Prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, fez uma pequena explanação dos trabalhos do Programa do Governo Estadual, Patrulha do Campo,  já realizados nos municípios da Amsulpar. Assim como, avaliou as tarefas que estão sendo realizadas em Paula Freitas, pelo projeto, desde o começo do mês de julho.

 

Assessoria de comunicação Amsulpar