Na manhã desta segunda-feira, foi realizada na sede da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar),  assembleia extraordinária com os prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), para debater assuntos relacionados ao Consórcio.

 

 

Na oportunidade estavam presentes o presidente do Cidepsul e prefeito do município de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, Fabio Machiavelli do município de Antônio Olinto, José Constantino de Lara Ribas do município de Bituruna, Joel Ricardo Martins Ferreira do Município de General Carneiro, Marisa de Fatima IIkiu de Souza do Município de Porto Vitória, Clovis Genésio Ledur do Município de São Mateus do Sul, e  Marcelo Hauagge Distefano do Município de São João do Triunfo.

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo IIkiv, foi representando pelo secretário de administração, Eraldo Antonio de Castro, já o prefeito de Cruz Machado e presidente da Amsulpar Antônio Luis Szaykowski, justificou sua ausência.

Estavam presentes também os secretários Wagner Ari Neunnan, representando a Amsulpar, Jaime Raul Allievi, secretário executivo do Cidepsul, e o advogado do Consórcio, Anderson Molleri.

 

 

A reunião foi voltada para assuntos referentes ao Programa Estadual Patrulha do Campo, que está sendo desenvolvidos nos municípios que compõe a Amsulpar, mais o município de São João do Triunfo. Os assuntos pautados foram referentes a contratos, e o andamento das atividades desenvolvidas pelo Consórcio neste ano.

 

 

Além disso os prefeitos que já receberam o projeto em seus municípios também puderam falar sobre o desenvolvimentos do trabalhos trocando experiências com os demais. Para Mauro, presidente do Consórcio, essa  troca de informações sobre os trabalhos realizados nos municípios foi muito importante, porque serviu como base para avaliar o trabalho que o programa vem desenvolvendo e assim, tomar uma decisão sobre os futuros trabalhos do programa. “Todos os prefeitos que já receberam o programa relataram o andamento dos trabalhos em seus municípios, os pontos positivos e também as falhas que tiveram, isso possibilitou para tomar uma decisão em relação aos futuros andamentos do projeto nos municípios’’ explicou Mauro.

 

 

 

O Patrulha do Campo

O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa  por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas.

De acordo com os órgãos envolvidos, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), trata-se de um projeto diferenciado pela proposta estruturante.  Ele busca sanar uma lacuna marcada pelo descaso dos últimos governos do estado, em se tratando da adequação e melhoria das Estradas Rurais em todos os municípios do Paraná. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a hospitais e escolas.

 

Assessoria de Comunicação Amsulpar