Post
Caminhada contra o Câncer tem grande adesão popular
Na manhã desta quarta-feira, 08, a cor rosa tomou conta das ruas de União da Vitória com 7ª ‘Caminhada Contra o Câncer’, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do município. A ação é mais uma atividade da programação do “Outubro Rosa”, que tem como objetivo, alertar a população e conscientizar as pessoas para que busquem os serviços de referência e previnam-se.
A caminhada iniciou às 10h em frente da Casa Bebel, onde foram distribuídas camisetas para os 300 primeiros participantes, e também 500 números para o sorteio de brindes que aconteceu no final da caminhada na praça Hercílio Luz em Porto União.
“Prevenir é ter atitude”
O movimento do Outubro Rosa tem por objetivo disseminar ações direcionadas a conscientização da prevenção e do diagnostico precoce, em especial ao câncer de mama. De acordo com a presidente da RFCC, Márcia Regina Caus Martins, a ‘Caminhada Contra o Câncer’ é uma ação que visa reunir as pessoas, afim de conscientizá-las, e fazer com que elas repassem a mensagem de prevenção a outras pessoas. “As mulheres precisam prestar atenção em seu corpo, fazer o auto exame, procurar um médico ou um posto de saúde mais próximo. É isso que queremos, que elas se cuidem”, frisa Márcia.
A caminhada contou com a participação de várias entidades de União da Vitória e região, entre elas destacam-se a Associação dos município do Sul Paranaense (Amsulpar), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), a secretária de saúde dos municípios de Paula Freitas, Porto União, e União da Vitória, o Centro de Atenção Psicossocial de Porto União (CAPS), a secretária do trabalho e da família de União da Vitória, alguns cursos da Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu) algumas escolas do município além da Banda Marcial Frei Deodado, a qual que tocou durante toda caminhada.
Para a prefeita de Porto Vitória e presidenta do Cisvali Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, na oportunidade representando todos os prefeitos da Amsulpar, a movimentação do “Outubro Rosa”, em especial a caminhada, é uma forma de conscientizar a importância da prevenção, Marisa ainda ressaltou que o Cisvali apoia a Campanha e está ampliando a oferta de monografias, disponibilizando trezentos exames extras para o mês de outubro, para incentivar que as mulheres a partir de quarenta anos a fazer o exame.
Das trezentas cotas cem serão disponibilizados para a RFCC. Os exames serão feitos por meio de agendamento. As cotas disponíveis ao Cisvali serão direcionados aos municípios, portanto cada um vai ter a sua cota. Os outros cem exames ficarão sobre a responsabilidade da Rede Feminina, ou seja, elas que irão direcionar as cotas. “Mais importante do que a divulgação é o ato de prevenção, este que acontece a partir do exame”, Afirma Marisa.
Serviço Rede Feminina de Combate ao Câncer
Agendamento de mamografia durante 01 à 31/10/2014.
Das 13h30 às 17h00.
Rua Coronel João Gualberto, 300 , Centro, União da Vitória/PR
Telefone: 42 35227060
Assessoria de Comunicação Amsulpar