Nesta quinta-feira, as atividades iniciaram às 9h na sede da Associação dos Municípios do Sul Paranaense ( Amsulpar). Foram discutidos assuntos de interesses municipais como o ‘Outubro Rosa’, o “Campeonato  da Amsulpar”, repasse das casas familiares rurais, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e  também, atendendo o pedido do prefeito de União da Vitória Pedro Ivo llkiv, foi realizada uma reunião a fim de debater assuntos referentes ao melhoramento genético do rebanho leiteiro, visando a melhoria na bacia leiteira na região.

 

 

 

DSC05710

Na oportunidade estavam presentes o Presidente da Associação e prefeito do município de Cruz Machado Antônio Luis Szaykowski, a prefeita de Porto Vitória Marisa da Fátima Ikiu de Souza, o prefeito de Paulo Frontim Jamil Pech, e o prefeito de Bituruna José Constantino de Lara Ribas. Representando o município de Paula Freitas estava o assessor executivo Valdecir Nogueira Carus, Joares Martins Ferreira esteve representando o prefeito de General Carneiro Joel Ricardo Martins Ferreira e o vice-prefeito de São Mateus no Sul, Clóvis Distéfano, na ocasião representando o prefeito Clóvis Ledur.  Estavam presentes também, o  presidente da Cooperativa de Laticínio Curitiba Ltda em União da Vitória (Clac), Arno Hobi, Ricardo Gawlak vice presidente, Azberi Godoi, administrador da cooperativa e Ana Paula Zeizer Contadora da Associação Paranaense de Criadores de bovinos da raça holandesa (APCBRH).

 

 

Conforme Pedro Ivo Ilkiv, o município de União da Vitória está iniciando o convênio  entre  a APCBRH e  Clac, com o objetivo de  orientar os produtores e melhorar a bacia leiteira da região afim de aumentar a produção de leite e a  qualidade genética.

 

“Cisvali”

Em seguida  os presentes se dirigiram até a  6ª Regional de Saúde de União da Vitória onde o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) realizou uma reunião com os prefeitos e  secretário de saúde dos municípios para discutir assuntos referentes ao contrato de rateio dos municípios,e o critério do uso dos ônibus co Consórcio.

 

 

DSC05736

Conforme a presidenta do Cisvali e prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Sousa,  quando o Consórcio tinha apenas dois ônibus, era feito um rodizio e cada município, que solicitava o veículo, ficava durante quinze dias com um ônibus. Agora com a contemplação  do Estado de três novos ônibus,  a frota conta com um total de cinco veículos, o que possibilita aumentar a cota de dias de cada município. “Continuamos com o mesmo processo, a única diferença que ao invés dos ônibus ficarem quinze dias em cada município, irá ficar trinta dias”.

 

 

 

Também ficou definido que cada veículo irá servir a uma região, e um ônibus irá ficar de reserva no Cisvali para ser utilizados pelo municípios em casos de emergência. Lembrando que  antes do ônibus  ir para outro município é necessário que ele volte ao Cisvali para que seja  feita a revisão e verificação  do veículo. Marisa ressalta que o abastecimentos de todos os ônibus são de  responsabilidade do Consórcio, sendo pago R$ 0.40 o quilometro rodado.

 

 

O presidente da Amsulpar e prefeito de Cruz Machado Antonio Luiz Szaykowski ressalta a  importância do  rodizio dos ônibus para desafogar os municípios e baixar custos. “É possível fazer um planejamento e parar o veículo de propriedade do município, para manutenção e até para outros serviços de utilidade pública, entanto isso o ônibus do Cisvali colabora no transporte dos pacientes”.

 

 Assessoria de Comunicação Amsulpar.