Post
Reunião do Conselho Gestor do Território aprova projetos do Programa Pro Rural

Na última quinta-feira, 20, foram apresentados na reunião do Conselho Gestor do Território Vale do Iguaçu, dois projetos do Programa Pro Rural, para conhecimento e aprovação do Conselho.
O Conselho é formado por representantes de instituições que compreende Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar). Entre eles estão o representante do Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Núcleo SEAB – União da Vitória, Núcleo Regional da Educação. Instituto Ambiental do Paraná – IAP, 6ª Regional de Saúde, Instituto Emater, Sanepar, Secretária Municipal de Educação, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Amsulpar, Cooperativa de Crédito, Cooperaiva de Produção, Secretária Municipal de Agricultura, Associação das casas familiares rurais- ARCAFAR-Sul e Acamsul.
O Programa Pro Rural é destinado a todos os territórios do Estado do Paraná e entre eles o Vale do Iguaçu. São diversas ações que estão sendo desenvolvidas e apoiadas por meio deste Programa. Umas delas é o apoio para Projetos de Negócios para Associações Rurais, com o objetivo de desenvolver atividades que promovam a geração de renda e o aumento da qualidade de vida no meio rural, em especial a agricultura familiar com prioridade para jovens e mulheres.
De acordo com Terezinha Monte, representante do Conselho Gestor, os projetos são destinados a associações rurais e os projetos não precisam ser necessariamente para áreas agrícolas, mas as associações precisam ser de produtores rurais, porque o objetivo do Programa é o aumento da renda em longo prazo.
Na reunião foram apresentados dois projetos que foram desenvolvidos junto á associações que demostraram interesse, e na oportunidade passaram pela aprovação do Conselho para serem encaminhados para buscar o referido apoio.
O primeiro projeto é da Associação da Comunidade do Encantilado do município de Cruz Machado, que visa a construção de uma Estrutura de Secagem de Cereais e a compra de equipamentos. O projeto tende a beneficiar indiretamente 28 famílias, e atingir diretamente 400 pessoas, todas na região da associação do Encantilado.
O segundo projeto encaminhado para aprovação foi da Associação da Comunidade de Indubra no município de General Carneiro, em que pretende viabilizar uma unidade de processamento de vegetais, o projeto visa a construção de toda a estrutura e a de comprar equipamentos. A proposta tende a beneficiar indiretamente 14 famílias da região da Indubra, que se localiza no interior do município.
Assessoria de Comunicação da Amsulpar
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
