Post
União da Vitória: prefeito trabalha na concessão de crédito para empresas, mais moradias e Maria Fumaça

A viagem à Capital Federal, na semana passada, permite ao prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, dar continuidade a importantes ações do município. Dentre elas, o sonhado retorno da Maria Fumaça se move, empresários atingidos pelas enchentes tem sinalização positiva para dar andamento na realização das operações de créditos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e ministério da Cidade é mobilizado quanto à liberação de moradias rurais e mais 1.500 para área urbana. Os vereadores Waldir Cortellini e Ziliotto Daldin participaram das reuniões em Brasília, com visita à gabinetes parlamentares e solicitações de novos recursos.
O Programa BNDES Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (BNDES PER) foi suspenso devido à atingir o teto orçamentário previsto para 2014. Diante da situação, Pedro Ivo foi até o banco na tentativa de requerer que empresários do município possam ter o crédito liberado. “Nós passamos por um período de calamidade pública e fornecemos apoio na elaboração das propostas, junto aos empresários”, aponta o prefeito. Com auxílio da senadora Gleisi Hoffmann, ele teve acesso ao presidente da instituição, Luciano Coutinho, e salientou que a inclusão de União da Vitória à linha de crédito fazia parte dos compromissos assumidos pela presidenta Dilma Rousseff, em sua vinda para o município. De Coutinho, Pedro Ivo recebeu sinalização positiva na liberação para este mês.
Em outra agenda foi discutida a liberação do trecho de linha férrea entre a Estação Ferroviária e o KM 13. As prefeituras de União da Vitória e Porto União requerem o uso para fins turísticos e, para isso, já se reuniram com a concessionaria América Latina Logística (ALL), anteriormente. “A próxima etapa é retomar a conversa com a ALL e eu acredito que avançamos bastante nisso”, frisa Pedro Ivo. “Quero frisar o apoio do prefeito Anízio de Souza que é parceiro em todo esse projeto”, afirma. O intuito é, após liberar o uso, licitar para que empresários interessados explorem comercialmente o trecho, com passeio e foco às questões históricas. Sobre o setor, o prefeito explica que se somam vários equipamentos. “Estamos montando um conjunto de coisas para trazer o turista”, disse citando outros atrativos com crescente número de turistas, como o Parque Histórico Iguassú, o Morro do Cristo com projeto do teleférico, entre outros.
Com os técnicos do ministério das Cidades, o prefeito tratou de habitações rurais e mais 1.500 casas extra cota garantidas pela presidenta Dilma em junho. “Temos alguns projetos parados e fomos em busca de soluções efetivas”, comenta. Além disso, Pedro Ivo e os vereadores visitaram parlamentares e encaminharam projetos de emenda parlamentar.
Informações prefeitura Municipal de União da Vitória
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
