Post
Prefeitos da Amsulpar se reúnem com Beto Richa para discutir o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região
Nesta quinta-feira, 28, o prefeito Clóvis Ledur do município de São Mateus do Sul, e Pedro Ivo Ilkiv de União da Vitória, estiveram na capital paranaense juntamente com empresários e deputados do Sul do Estado. Em reunião no Palácio Iguaçu com o governador Beto Richa foram discutidas formas de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região. Durante o encontro, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) apresentou um projeto que prevê o investimento de R$ 475 milhões para construção de 351 quilômetros de redes de distribuição de gás de Curitiba até Guarapuava, passando pelos dois municípios.
A intenção é que a oferta do combustível seja um atrativo para novos investimentos privados para a região, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. “Esse é um elemento atrativo para que mais empresas invistam nessa importante região do Estado. Vamos agora ampliar os estudos para avaliar a viabilidade dessa obra que impulsionará o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região Sul”, disse o governador.
Atualmente, cerca de 130 indústrias e 350 estabelecimentos comerciais utilizam o gás natural fornecido pela Compagas. O Paraná conta com 610 quilômetros de rede de distribuição e atende a 13 municípios.
Duas etapas
O presidente da Compagás, Fernando Ghignone, explica que a obra de Guarapuava a União da Vitória seria feita em duas etapas. A primeira, já com projeto bastante avançada, será de Curitiba a São Mateus do Sul. Serão 157 quilômetros passando pelo município da Lapa. A licitação para essa etapa será aberta até junho.
“A Compagás é uma grande parceira estratégica do estado para promover o desenvolvimento do interior”, disse ele. A expectativa é num segundo momento levar essa obra de São Mateus do Sul até Guarapuava, passando por União da Vitória. “Vamos estudar essa obra e avaliar qual a alternativa melhor para construção desse importante ramal de gás”, disse. Ele citou como exemplo a construção do ramal de gás para Castro que trouxe muitas empresas para a cidade.
Desenvolvimento
De acordo com Pedro Ivo Ilkiv, União da Vitória passa por um período de dificuldades econômicas devido a desaceleração da indústria da madeira. Ele avalia que a oferta de gás natural possa atrair novos investimentos. “Precisamos encontrar alternativas e diversificar nosso mercado. Tenho certeza que essa opção será uma redenção para nosso município”, disse ele.
Clóvis Ledur, também defendeu a construção do ramal de gás natural. “Precisamos com urgência atração de novos investimentos. Os jovens de São Mateus do Sul estão se profissionalizando e deixando a cidade por falta de oportunidades. Essa medida será muito importante para nós”, avaliou.
A reunião também foi acompanhada pelos deputados estaduais eleitos Alexandre Curi e Hussein Bakri, além de vereadores e lideranças municipais.
Informações Agência de Notícias do Paraná