Aconteceu na quarta-feira, 14, o Seminário Regional sobre as culturas de Feijão e Soja e Campanha Plante Seu Futuro.

 

 

O evento foi organizado pela prefeitura do município de Paula Freitas, em conjunto com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com o apoio das instituições como a Syngenta, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento aconteceu no Centro Comunitário da cidade de Paula Freitas.

 

 

Participaram aproximadamente 300 agricultores da região da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), e também os acadêmicos do curso de Agronomia, das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e também os estudantes da Casa Familiar Rural da cidade de Paulo Frontin.

 

 

O seminário iniciou com a palestra do engenheiro agrônomo Doutor Nelson Harger, que apresentou sobre o Projeto Estadual Plante Seu Futuro. O projeto tem objetivo de divulgar e capacitar os agricultores, utilizando das tecnologias disponíveis para a pratica agrícola. As ações do Plante seu futuro levam em consideração peculiaridades regionais e locais, com o objetivo de passar conhecimento, e também ensinar boas práticas agrícolas, por meio das tecnologias disponíveis, proporcionando incremento da rentabilidade com preservação ambiental.

 

 

O projeto ensina a conservar o solo, realizar as técnicas de manejo de pragas, doenças e plantas invasoras das lavouras, utilizar corretamente os agrotóxicos para evitar deriva e a contaminação do ambiente, e também foi apresentado as formas de monitoramento nas lavouras de soja.

 

 

Também foi apresentado o trabalho do acadêmico de Agronomia da Uniguaçu, Diogenes Diego David, que realizou um estudo sobre as pragas, foi utilizado para analise o Coletor de Esporos da Emater para analisar a estrutura das plantas e fazer o monitoramento de pragas.

 

 

A segunda palestra foi sediada pela Engenheira Agrônoma, doutora em produção vegetal, Lutécia Beatriz Canalli, que falou sobre o Plantio Direto, que tem o objetivo de melhorar a cobertura do solo, minimizar o impacto da erosão, e escorrimentos superficiais.

 

 

Segundo a Doutora Lutecia, o plantio direto traz inúmeros benefícios para o agricultor, ele melhora a estrutura do solo, traz fertilidade, melhora a produtividade, e também traz benefícios ambientais, pois vai estar reduzindo a erosão, e preservando a agua no solo. Também foi realizada a palestra sobre Tecnologia da Aplicação com o Doutor Harger, Syngenta apresentou o Sistema de Sustentabilidade na Agricultura.

 

 

“O evento tem como objetivo trazer benefícios para os agricultores, tanto econômico, quanto para o meio ambiente, na questão da agua, do solo, e também do carbono emitido”. Afirma a Doutora Lutecia.

 

 

“A ideia é trazer para os agricultores um pouco de conscientização, e trabalhar com a agricultura com o menor impacto possível” afirma o representante da Emater, Cleacir Dall’ Algnol.

 

 

O Prefeito de Paula Freitas, e anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos os agricultores e também dos acadêmicos, afirmando que o evento é muito importante para a agricultura, e que trará mais conhecimento, e muitos benefícios.

 

 

Assessoria Amsulpar