Post
AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti em Bituruna
O último sábado 12, foi de muito trabalho e combate ao mosquito Aedes Aegypti em Bituruna. O segundo mutirão de limpeza e conscientização aconteceu na Vila Mariana. Servidores da Prefeitura de Bituruna e moradores do bairro ajudaram a realizar limpeza nos terrenos e melhorias nas vias públicas. O objetivo da ação é alertar a população sobre a importância de eliminar possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, realizando o recolhimento de materiais que precisam do descarte correto como recicláveis, objetivos domésticos e entulhos.
De acordo com a secretária de Saúde e Saneamento, Marcia Brito, a participação e colaboração da comunidade é fundamental. “Encontramos larvas e as encaminhamos para verificar se são do Aedes. A colaboração dos moradores é fundamental para que tenhamos resultados bons e efetivos”, explica.Na segunda-feira 14, a Secretaria de Obras finalizou o recolhimento dos materiais descartados pelos moradores e já se preparam para o próximo mutirão.
Cruz Machado também realiza ações de combate ao mosquito
A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 10, nas ruas da Praça Papa Pio XXI, uma importante ação de alerta de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os munícipes receberam panfletos de orientação e prevenção contra o mosquito. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. O objetivo da ação é chamar a atenção da população para o combate da doença, distribuindo material educativo que orienta sobre os cuidados que devem ser tomados e as formas de prevenção.
A melhor forma de se evitar as doenças é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante que a população se conscientize e não deixe água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.
A luta contra o Aedes Aegypti se intensificou em São Mateus do Sul
Além do trabalho realizado nas ruas, na mídia e junto aos moradores, onde a conscientização é o principal foco, a prefeitura trabalha também com tecnologias específicas que ajudam a identificar e combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Toda quarta-feira, profissionais do controle de endemias realizam testes com larvas coletadas no trabalho de campo dos agentes do combate à dengue. A intenção é identificar, no laboratório do Centro de Saúde, se as larvas são ou não do mosquito Aedes Aegypti.
O resultado já foi positivo em quatro ocasiões em São Mateus do Sul. Três no ano passado, e uma neste ano, há alguns dias. “Depois de coletada, a larva é colocada dentro de um tubito, e no laboratório, colocamos ela em álcool 70% para que possamos identificar suas características”, explica a agente de combate a endemias, Nádila Kotrich. “Depois desse processo, as larvas são colocadas na lâmina de observação com ajuda de um pincel, e em seguida vão para a análise com microscópios”.
Segundo Nádila, uma das formas de diferenciar as larvas do Aedes Aegypti das de outros mosquitos é o seu formato. “As larvas de Aedes Aegypti se caracteriza pela presença de grandes espinhos na cabeça. Isso fica bem visível no microscópio. Esses detalhes são analisados e assim, podemos diferenciar as espécies”.
Equipe da Vigilância Sanitária de General Carneiro se reúne com prefeito para debaterem ações contra a Dengue
A equipe da Vigilância Sanitária de General Carneiro esteve participando de uma reunião com o prefeito Joel Martins Ferreira para debaterem sobre as ações voltadas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Rodrigo Correa e a veterinária Caroline Werle levaram até o prefeito um resumo das atividades que vem sendo executadas pela Vigilância, como visitas nas escolas e vistorias, eles também apresentaram a ideia das lixeiras nos cemitérios da cidade.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
