No Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), está acontecendo durante o dia todo,18, uma reunião técnica sobre “Políticas de Planejamento e Financiamento da Educação Básica”. A capacitação trazida pela Associação dos Municípios Sul Paranaeses (Amsulpar) foi cedida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) juntamente com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Dentre os participantes dos municípios que abrangem a Amsulpar, estavam secretários de educação, membros do Conselho Municipal do FUNDEB, Conselho Municipal de Educação, entre outros.

Os dois palestrantes responsáveis Jacir Bombonato Machado e João Batista dos Reis vieram com o objetivo de orientar os profissionais de educação para enfrentarem os desafios impostos pela política educacional brasileira à gestão e ao financiamento da educação. E ainda oferecer subsídios aos profissionais, com vistas a proposições e intervenções em nível de sistema e de escola.

O chefe do Núcleo Regional da Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnago fica satisfeito com progresso educacional da região. “Muitas pessoas contribuiram com a elaboração do Plano Estadual e Municipal de cada um dos nossos 399 municípios, entretanto, isso nos coloca mais um desafio de querer continuar avançando continuamente dentro desse processo”, explica. Brugnago ainda parabeniza o presidente da Amsulpar, prefeito Claudinei de Paula Castilho. “A viabilidade desse evento se tornou possível devido ao empenho também do prefeito Claudinei, que com força de vontade de querer fazer o melhor em relação à educação, porque ele acredita, assim como nós, que esse é o caminho da transformação dos nossos municípios”, enfatiza.

O prefeito Claudinei saudou os palestrantes do dia. “Queria agradecer também a presença dos secretários de educação, do vice prefeito de Cruz Machado Edson, especialmente também aos nossos professores. O objetivo da  Amsulpar em trazer esse curso foi diante da última Assembleia em Curitiba na AMP, tivemos  lá uma conversa que em voga estava a questão da educação. Tivemos o maior numero de investimentos em educação em 2015, porque mesmo com todas as dificuldades financeiras pelas quais estamos passando, a prioridade é sempre a educação”, completa.

O curso foi dividido em módulos e os temas estão entre Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), Financiamento da Educação Básica: limites e possibilidades, Plano de ações Articuladas (PAR), Piso Salarial Profissional Nacioal, e também algumas oficinas durante a tarde.