Post
REUNIÃO NA SEDE DA AMSULPAR SOBRE PROJETO PRÓ-RURAL
Na manhã desta quinta-feira (05/05) os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) realizaram uma reunião na sede da instituição para debater alguns temas sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial.
A ideia do programa é aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos 8 territórios, que envolvem a Região Central do Paraná e o Vale do Ribeira, de forma sustentável em nível ambiental, social e econômico.
Conforme o presidente da Amsulpar e prefeito do município de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, o objetivo é o gerenciamento dos maquinários seja gerenciado por meio do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul) e com isso os municípios recebam um trabalho diferenciado na questão da manutenção das estradas rurais.
O projeto permitirá grandes melhorias, principalmente nas estradas rurais dos municípios. Vários equipamentos já foram licitados e o processo está em fase de homologação no Banco Mundial. Cada patrulha inclui equipamentos como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio, carreta para transporte do maquinário e quatro caminhões basculantes.
Segundo o Chefe da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB) de União da Vitória, Jair Roberval de Melo, a intenção da reunião é discutir com os prefeitos sobre o projeto, por isso será encaminhada uma carta de intenção com a proposta inicial das prefeituras, depois disso, novas reuniões serão organizadas para discutir o assunto mais a fundo. “Nosso interesse é que a coisa seja feita e aconteça”, comentou.
Depois disso, os prefeitos foram até o escritório regional do deputado estadual Hussein Bakri para pedir apoio no projeto e que ele seja feito antes do período eleitoral, ou seja, o projeto será agilizado garantindo os recursos pelo deputado. “Queremos pedir que os recursos estejam disponíveis antes do período eleitoral, no ano passado, o projeto recebeu uma paralisação por falta de recursos, mas este ano voltará com tudo”, disse.
“O Hussein é o deputado que nos representa nos municípios, levamos nossas questões regionais, municipais de cada prefeito e fizemos nossas reivindicações e também foi levada a nossa conclusão da reunião sobre o projeto”, contou Ledur.