Post
Com mais de 400 inscritos, 1° Congresso da Erva Mate é um sucesso

A programação do segundo dia da 10ª Festa do Vinho, nesta sexta-feira (7), iniciou com o 1° Congresso da Erva Mate do Território Vale do Iguaçu. Com mais de 400 inscritos, o evento foi um sucesso, superando a expectativa de público da organização. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável do complexo ervateiro no Vale do Iguaçu”, o congresso visa aprimorar a cadeira produtiva da erva mate, promovendo a geração de renda na Amsulpar (Associação dos Municípios do Sul do Paraná).
Realizado através da parceria entre a Prefeitura de Bituruna e Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva Mate), o congresso apresentou aos participantes palestras sobre o que é o Ibramate, boas práticas agrícolas, melhoramento genético, políticas públicas e tendências da indústria. No final do evento foi consolidada a instalação da primeira sede do Ibramate fora do Rio Grande do Sul, que será aqui em Bituruna. “A produção da erva mate tem crescido muito em nossa região e queremos fazer dela uma das principais atividades econômicas. Apenas em Bituruna são cerca de 1.000 propriedades produzindo erva mate e aproximadamente 10.000 na região. A vinda do Ibramate para nosso município vai representar o Território Vale do Iguaçu e todo o Paraná, somando muito para o fortalecimento da cadeira produtiva”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho.
Para o fechamento das atividades do congresso, foi entregue os certificados para as participantes do curso “Erva Mate na Gastronomia”, o primeiro realizado fora do Rio Grande do Sul. Merendeiras e fornecedoras da merenda escolar municipais realizaram na quinta e sexta-feira (6 e 7) o curso, e as preparações foram levadas para os congressistas degustarem. Entre os pratos preparados estavam bolachas, bolos, balas, pães, empadinhas e massa de pizza.
“A erva mate sombreada do Paraná é a melhor do mundo. O bom relacionamento que o Ibramate e a Prefeitura de Bituruna estreitou será fundamental para que sejam realizadas melhorias significativas desde a produção nas propriedades até o consumidor final”, salientou o diretor executivo do Ibramate, Roberto Ferron. Participaram do evento o vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, representantes das entidades apoiadoras como Emater, Leão alimentos, Sindicato Rural de Bituruna, Governo do Paraná, Amsulpar, Fazenda 3 meninas, Programa Pró Rural e Território Vale do Iguaçu, secretários municipais, vereadores, produtores rurais, tarefeiros, viveiristas, pesquisadores, agrônomos, técnicos e estudantes.
Escola do Chimarrão
Vindos da cidade de Venâncio Aires, a ONG Escola do Chimarrão está presente na 10ª Festa do Vinho com seu ônibus escola. Quem prestigiar a festa pode conferir o estande e aprender a fazer chimarrão, além de conferir os diferentes desenhos e enfeites preparados nas cuias.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Bituruna
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
