Post
AMSULPAR – APEMI – IAP – IBAMA – VEREADORA discutem a elaboração de projeto para desenvolvimento turístico através da Pesca Esportiva no Território Vale do Iguaçu

Nesta segunda feira 14/05 nas dependências da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR reuniram-se representantes da Associação da Pesca Esportiva do Médio Iguaçu seu Presidente Wilian Behrens Secretário Pedro Bey, IBAMA – Gean Calo Otto, IAP/PR Aramis Konart e Renato Lachowski e Vereadora Alandra Roveda. O item discutido foi a preocupação na pesca predatória do Dourado no Rio Iguaçu tendo em vista a oportunidade de desenvolvimento regional mas com sérios problemas quanto a atual situação. Perante o fatos os representantes das instituições destacaram os problemas os quais vem acontecendo diariamente no rio Iguaçu.
Segundo Wilian ” Deveria-mos realizar uma campanha de conscientização para conter essa atrocidades que andam ocorrendo, essa matança de peixe que deve ser paralisada. Sabemos da dificuldade dos órgãos responsáveis pela fiscalização e a APEMI esta sempre colaborando para que a pesca predatória seja evitada.
Conforme Konart ” Já nos reunimos com os prefeitos onde fomos solicitados a melhorar a fiscalização porém é de grande abrangência até temos a oferta de apoio pela APEMI mas a fiscalização deve ser realizada pelo IAP. É muito bom esta relação que temos com a associação temos o apoio e o mesmo objetivo”
Segundo Otto ” O IBAMA fiscaliza mas mas á limites quanto a pesca profissional existem normas que devem ser seguidas e as vezes a lei condiz com o ocorrido. Mas estamos sempre em contato com a associação tentando da melhor forma possivel atender a todos.
A vereadora Alandra ” Observamos o potencial de desenvolvimento turístico na região e a Pesca Esportiva é forque quesito para atrair o turismo regional e temos que unir forças para divulgar bem como fiscalizar para que a pesca não deixe de ser um atrativo ”
Em afirmação o secretário da Amsulpar falou ” o Presidente da AMSULPAR Claudinei de Paula Castilho – Prefeito de Bituruna sempre colocando a disposição de todas as instituições e principalmente visando o desenvolvimento regional, temos o reservatório de Foz do Areia que praticamente envolve todos os Municípios da AMSULPAR e a pesca ao dourado está sendo um grande atrativo mas deve ser feita de forma correta.”
Fonte/Fotos: AMSULPAR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
