Post
São Mateus do Sul é tema de livro
Na sexta-feira, 1º de junho, muitos são-mateuenses puderam prestigiar o lançamento da obra São Mateus do Sul 100 Anos, livro composto da história do município que resgata nomes e acontecimentos importantes. A autora é Audrey Farah, que após quase quatro anos de pesquisa, deu vida à sua obra e mostrou-a a São Mateus do Sul na solenidade realizada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Com a presença de vários moradores, Audrey recebeu o agradecimento e a homenagem de representantes da sociedade, como o prefeito, Luiz Adyr Gonçalves Pereira e o administrador Francisco Augusto Caminski. O historiador Vilácio Amaral, in memorian, foi homenageado pela escritora, pela grande contribuição à história são-mateuense. A bênção foi dada pelo padre Ermildo Krasovski.
A obra, publicada pela Arte Editora, retrata em quase 250 páginas os fatos notórios de São Mateus do Sul, compartilhando espaço com as imagens que recriam ainda melhor os momentos. Entre os temas está o período da navegação o rio Iguaçu, a colonização polonesa, os ciclos econômicos da erva-mate, madeira e a exploração do xisto betuminoso.
O projeto da escritora reuniu ainda suas próprias vivências no município. “Acabei conhecendo as camadas sobrepostas dessas vivências, desvelando-se nas vozes de seus representantes. As conversas com seu povo me apresentaram os elementos essenciais desse conjunto São Mateus do Sul. E foi, portanto, me baseando nesses elementos comuns em todas as memórias e na bibliografia pesquisada, que compus esta obra”, relatou Audrey em discurso, no lançamento do livro.
São Mateus do Sul 100 anos está disponível para venda na Revistaria Nadolny. Mais informações sobre a obra estão disponíveis na Fundação Cultural.
*Fotos retiradas do site do Jornal Aconteceu de São Mateus do Sul