Neste mês de março, o COGEMATE que conta com parceria da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), esteve acompanhando os técnicos da empresa Lallemand e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA em uma visita a produtores que estão aplicando em modo de testagem o produto de controle pragas.

A visita na região ocorreu através de uma mobilização do COGEMATE, aonde foi buscado viabilizar junto ao Governo do Estado do Paraná, recursos para pesquisa no controle das lagartas que é a segunda principal praga que ataca a cultura. O produto utilizado é biológico, o que é importante em razão de que a região é representada por 80% de ervais sombreados.

“Os técnicos fizeram ensaios nas propriedades da região. Esse trabalho é um dos primeiros resultados das ações do COGEMATE junto com os parceiros e um grande resultado, uma vez que vai fazer com que os produtores diminuam as percas e produzam um produto com muito mais qualidade”, destacou o presidente da COGEMATE, Nei Antônio Kukla.

O técnico da empresa Lallemand, Ronnie Pereira comentou sobre a visita destacando que ficou impressionado com a riqueza da região. “Foi uma imensa satisfação conhecer a cultura da erva-mate, a qual não sabia de tantos desafios e oportunidades que tem por trás dela. Tive a oportunidade de visitar as áreas e conhecer alguns produtores responsáveis pela cadeia produtiva e verificamos a eficiência do produto aplicado. Conseguimos visualizar que onde se aplica houve uma boa redução de danos na produção”, destacou.

O presidente da AMSULPAR, Joel Martins Ferreira, também falou sobre a visita e enfatizou a importância de se fomentar a erva-mate. “A erva-mate é uma das nossas principais conquistas e precisamos fazer com que seja reconhecida cada dia mais. Toda nossa região está mobilizada através da AMSULPAR para que possamos dar toda essa publicidade necessária para a erva-mate”, pontuou.