Nesta terça-feira (11) a região da AMSULPAR – Associação dos Municípios Sul Paranaense – recebeu a 2ª Oficina de Integração das Vocações Regionais Sustentáveis, promovida pelo Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da UEL (NIGEP), em conjunto com a Invest Paraná.

O evento foi realizado no Centro Universitário UGV em União da Vitória e teve como foco a Erva Mate que a cada dia fica mais em evidência na região. O evento reuniu mais de 20 municípios e também contou com a participação da COGEMATE – Conselho Gestor da Erva Mate.

A 2ª Oficina que visa qualidade e sustentabilidade preparando o mate paranaense para novos mercados teve início às 08h30 com a recepção aos participantes. A abertura oficial ocorreu às 09 horas, seguindo com diversas ações.

O presidente da COGEMATE, Nei Antônio Kukla abordou sobre as boas práticas agrícolas e rastreabilidade. Já Naldo Vaz, do Grupo Dissenha tratou sobre a segurança alimentar certificada e Eva Blaszcyk do IG-Mathe falou sobre a planta com indicação geográfica.

A ApexBrasil também palestrou sobre os caminhos para o Mercado Externo e o Mate Break realizou uma dinâmica sobre a identificada Mate Paraná. A oficina ainda contou com uma roda de conversa sobre novos mercados, a qual teve diálogo aberto com público e palestrantes.