Na manhã desta segunda-feira (24), aconteceu no auditório da Unespar – Campus de União da Vitória, um grande evento que debateu sobre investimentos da Itaipu na região Sul. O evento contou com a presença do presidente da AMSULPAR, prefeito de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, demais prefeitos e lideranças locais, do diretor de coordenação de Itaipu, Carlos Carboni deputado federal Tadeu Veneri (PT) e do deputado estadual Hussein Bakri (PSD).

Durante a reunião, foram debatidos sobre investimentos da usina na região e também foi lançado o programa “Floresta de Sabores e Saberes” para fomentar a agricultura familiar sustentável, o qual vai trabalhar com educação, preservação ambiental, incremento de renda, no desenvolvimento do turismo rural e de produtos locais, potencializando a agricultura sustentável em municípios da região.

O presidente da AMSULPAR, e prefeito de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, utilizou a palavra no evento para destacar a região e os agricultores. “Quero passar o compromisso dos prefeitos da AMSULPAR. Estamos juntos e apoiamos integralmente. Em todos os municípios, temos agricultores produzindo alimentos, pois se o campo não planta a cidade não come. Estamos juntos pela região em busca de grandes projetos para cuidar da nossa região”, destacou o presidente.

O Deputado Hussein Bakri falou sobre o trabalho da Itaipu. ““Itaipu está com esse novo olhar, de chegar a todo o Paraná para além do Oeste do estado. Trouxemos a direção da empresa até União da Vitória para alinhar com as lideranças políticas e a sociedade local pautas e projetos que possam ser desenvolvidos em parceria com os municípios do Sul e Centro-Sul, em especial nessa área socioambiental, uma vez que somos a região que mais preservou e continua preservando nascentes e o meio ambiente de maneira geral”, ressaltou Hussein Bakri.

O deputado federal Tadeu Veneri enfatizou que, “Estamos com a Itaipu para buscar fazer com que financiamentos sejam feitos para pequenos produtores rurais, para ter um processo de desenvolvimento de agroecologia. Neste ano, temos recursos significativos para PNAI (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e não temos alimentos para comprar e, a região pode ser uma grande produtora de alimentos, de produtos que possam chegar à mesa dos consumidores de uma forma sustentável, barata e trazendo renda para o produtor”, destacou o deputado.