Desde o início do mês de novembro, às equipes da Secretaria Municipal de Obras, DEPEN, Departamento de Manutenção, 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, SANEPAR e empresas parceiras têm realizado o trabalho de limpeza das ruas atingidas pela Cheia do Rio Iguaçu.

Mais de 2000 cargas de entulho já foram removidas das ruas atingidas pela Cheia do Rio Iguaçu, são mais de 15 mil metros cúbicos retirados das vias de União da Vitória. Essa quantidade de lixo empilhada a uma altura de meio metro, equivale a quase 4 campos do Estádio Municipal Antiocho Pereira. Em fase final de remoção, foram 30km lineares de ruas limpas, pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras, Departamento de Manutenção, DEPEN, 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, SANEPAR, além do auxílio das empresas: Paraná Resíduos, GR, Nelson Padovani, Marcos SK, Engemass, Procoenge, Compasa, Hobi e Flamaserv. Que trabalham incansavelmente para que as ruas estejam livres dos entulhos o mais breve possível.

O trabalho de remoção desses entulhos não é algo rápido de ser realizado, uma vez que na maioria das vezes a remoção deve ser realizada manualmente, carregando a pá da retroescavadeira e só então sendo colocada no caminhão, o que demanda certo tempo por local, destaca o Secretário Municipal de Obras, Luis Fernando Savi, “Foram cerca de 6000 residências atingidas, e praticamente cada uma dessas com entulhos, temos a previsão de concluir o serviço no máximo até dia 22 de dezembro, mas precisamos do apoio da população, que ainda continua colocando entulhos nos locais que as equipes já passaram realizar a remoção”, completa.

São cerca de 70 pessoas envolvidas nos trabalhos de limpeza dos entulhos, que estão trabalhando desde o início do mês de novembro, diariamente em todos os turnos. “Pedimos a compreensão da nossa população, sabemos da dificuldade em conviver com entulhos na frente de suas casas, essas pessoas já sofreram com a enchente, muitos perderam seus bens. Nossas equipes não estão medindo esforços para concluir o serviço. Mas não podemos esquecer que em alguns bairros atingidos, já passamos mais de 3 vezes, e ainda há a continuidade de colocação de mais entulhos nessas vias”, ressalta Luis Fernando Savi.

Após esta última passagem em todos os bairros, onde já foi realizada a limpeza, a Secretaria de Obras pede que os munícipes que ainda necessitarem descartar mais entulho que realizem o contato diretamente com a Secretaria de Obras através do telefone 42 3521 1297 ou WhatsApp 42 3524 2069 ou ainda diretamente na Ouvidoria Municipal através do telefone que também é WhatsApp 42 3521 1212, para que possa ser agendada a remoção desses entulhos.