Na última semana, o Conselho Gestor de Erva-Mate (COGEMATE) juntamente com o IDR e a Embrapa Florestas, estiveram reunidos na sede da AMSULPAR com secretários municipais para tratar sobre práticas agrícolas para o setor.

Na oportunidade, foram definidas ações da campanha que busca orientar os produtores no combate da broca-da-erva-mate, popularmente conhecida como corintiana, a qual é a principal praga que ataca a cultura da erva-mate e se trata de uma larva que constrói galerias no tronco da erveira, danificando e deteriorando a planta.

O mês de controle da broca é fevereiro e novembro e diante disso, a campanha busca orientar os produtores quanto à importância da aplicação do “beauveria bassiana”, um inseticida biológico muito eficaz que deve ser aplicado neste mês de fevereiro.

“Estamos juntamente com entidades ligadas ao setor fazendo a campanha para os produtores fazer uso no inseticida biológico. Importante salientar aos produtores que a aplicação deve ser feita, mesmo que não aja surgimento da broca, de maneira preventiva”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla.

Durante a reunião, foi formado um grupo de trabalho juntamente com a AMSULPAR que irá intensificar a campanha em encontros com prefeitos e secretários municipais, buscando auxiliar nesta campanha.

“A campanha visa orientar os produtores quanto a essa praga que podem prejudicar o seu plantio. Nada alarmante, porém, necessário ficar atentos quanto essas pragas”, pontuou.