Post
COGEMATE e entidades intensificam campanha na região da AMSULPAR para combater praga que ataca erva-mate

Na última semana, o Conselho Gestor de Erva-Mate (COGEMATE) juntamente com o IDR e a Embrapa Florestas, estiveram reunidos na sede da AMSULPAR com secretários municipais para tratar sobre práticas agrícolas para o setor.
Na oportunidade, foram definidas ações da campanha que busca orientar os produtores no combate da broca-da-erva-mate, popularmente conhecida como corintiana, a qual é a principal praga que ataca a cultura da erva-mate e se trata de uma larva que constrói galerias no tronco da erveira, danificando e deteriorando a planta.
O mês de controle da broca é fevereiro e novembro e diante disso, a campanha busca orientar os produtores quanto à importância da aplicação do “beauveria bassiana”, um inseticida biológico muito eficaz que deve ser aplicado neste mês de fevereiro.
“Estamos juntamente com entidades ligadas ao setor fazendo a campanha para os produtores fazer uso no inseticida biológico. Importante salientar aos produtores que a aplicação deve ser feita, mesmo que não aja surgimento da broca, de maneira preventiva”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla.
Durante a reunião, foi formado um grupo de trabalho juntamente com a AMSULPAR que irá intensificar a campanha em encontros com prefeitos e secretários municipais, buscando auxiliar nesta campanha.
“A campanha visa orientar os produtores quanto a essa praga que podem prejudicar o seu plantio. Nada alarmante, porém, necessário ficar atentos quanto essas pragas”, pontuou.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
