O presidente do COGEMATE, Nei Kukla, acompanhado do Secretário Executivo da AMSULPAR, Wagner Ari Neumann, iniciaram as visitas aos municípios da região para tratar sobre a campanha de prevenção da cadeia produtiva de erva-mate.

A campanha tem o objetivo de combater a broca-da-erva-mate, principal praga da planta. A broca se trata de um besouro que constrói galerias no tronco, impedindo a circulação normal da seiva, prejudicando o desenvolvimento e podendo acarretar a morte das plantas.

Com o trabalho em conjunto com a AMSULPAR, o COGEMATE está visitando os municípios da região, reunindo prefeitos e secretários municipais em busca de organizar palestras, capacitações e todos os demais meios que possam contribuir na orientação de agricultores sobre a importância da prevenção.

“Estamos buscando que todos trabalhem visando o controle preventivo desta praga que vem atacando os ervais e é a principal moléstia que atua de forma negativa. Também estamos orientando sobre a importância deste manejo de controle visando a excelência na produtividade”, destacou Nei Kukla, presidente do COGEMATE.

O vice-presidente, prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech e o presidente da AMSULPAR, prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, já receberam a visita do COGEMATE e enfatizaram a importância da campanha que vem para auxiliar todos os agricultores.

“Estive com o COGEMATE tratando de questões importantes que envolvem toda a cadeia produtiva da erva-mate. Estará sendo desempenhados vários trabalhos para cuidar da erva-mate que é tão importante para nossa região, pois ela tem um peso econômico enorme”, disse o presidente.