Durante visita à União da Vitória nesta quinta-feira (20), o Governador Ratinho Junior, ao lado do Presidente da AMSULPAR, Antonio Luis Szaykowski e demais prefeitos da região, além de lideranças estaduais, assinou a proposta de incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na região Sul do Estado, à Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A oferta prevê que a gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição municipal seja estadualizada. Após a finalização de todo o processo de transição, a previsão é que o Governo do Estado invista R$ 24 milhões por ano na estrutura. A estadualização é uma conquista que foi muito trabalhada com apoio do Deputado Estadual Hussein Bakri e a expectativa são enormes para o desenvolvimento de União da Vitória e toda região.

Na prática, a medida faz com que os cursos de administração, engenharia civil, educação física, sistemas de informação e odontologia do Uniuv passem a ser ministrados e geridos pela Unespar no futuro. A medida também vai fazer com que os cursos sejam ofertados gratuitamente aos alunos, caso a proposta seja aprovada pela instituição, pela Prefeitura de União da Vitória e a Câmara de Vereadores.

“Esta incorporação será uma das grandes propulsoras de desenvolvimento de União da Vitória e da região Sul. As nossas universidades estaduais estão entre as melhores do Brasil, nós investimos muito na educação superior e a Unespar, com esta proposta, tem tudo para se tornar uma referência ainda mais importante”, afirmou Ratinho Junior.

“Mais uma grande conquista que vai beneficiar toda nossa região. Será um divisor de águas que vai alavancar e contribuir para que a nossa região possa ter um polo universitário de destaque com ensino gratuito” destacou o presidente da AMSULPAR, Antonio Luis Szaykowski.