Na sexta-feira, dia 3, o município de Bituruna estava em festa. Começava ali o primeiro dia da 7ª Festa do Vinho, com uma estrutura e organização tão grandes que já se tornou tradicional na região. Ao longo dos três dias de festa, milhares de pessoas lotaram a tenda do Parque de Eventos, para prestigiar o município que completou 57 anos. Para comemorar o aniversário, a polenta de 57 metros, preparada por famílias tradicionais de Bituruna, foi servida ao público.

 

As autoridades municipais agradeceram e deram as boas vindas ao grande público presente, abrindo a programação das apresentações culturais de dança Italiana com o grupo Camare e música sertaneja raiz da Orquestra de Viola biturunense. Complementando a noite de abertura, a banda New York realizou um grande show musical a todos os participantes do evento.

 

Estiveram presentes no evento diversas autoridades da Região, entre eles prefeito de Paula Freitas, Paulo Almeida, o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, prefeito de General cArneiro, Ivanor Dachery e o prefeito de Porto Vitória, também presidente da Associação Sul Paranaense, Amsulpar, Kurt Nielsen Jr, que parabenizou o prefeito de Bituruna, Roberto de Oliveira Siqueira, e falou da importância em manter viva a tradição da região.

 

Durante o sábado, segundo dia da festa, as principais atrações foram o Encontro Regional da Melhor Idade e os treinos da 4ª Etapa do Campeonato Regional das Gêmeas do Iguaçu de MotoCross. À noite, a Balada Sertaneja, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Bituruna (ACIB), embalou o público ao som de Jota Junior e Rodrigo e Rodrigo Rossi e Luan.

 

No domingo, logo cedo, mais de cem pilotos, de varias cidades, compareceram para a largada da Trilha do Vinho. A trilha possuía aproximadamente 70 km, passando por carreiros, encostas, lama, rio e pedreiras. Ainda no domingo, o público assistiu à 4ª Etapa do Campeonato Regional das Gêmeas do Iguaçu de MotoCross e Velocross, que exibiu muita adrenalina aos espectadores. Agradecendo o troféu do Campeonato que recebeu de Juliano Rosa e do Secretário de Turismo de Bituruna, Moacir Masiero, o prefeito Robertinho elogia organização do campeonato.

“Foi um evento muito bonito. A organização caprichou e todas as equipes que participaram dessa importante etapa do campeonato na região, mais uma vez deram um show complementando a 7ª Festa do Vinho de Bituruna”.

 

Ao longo da festa, o projeto cultural da Orquestra de Viola, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, realizou diversas apresentações. No repertório, músicas sertanejas tradicionais e de raiz trouxeram lembranças do passado, fazendo muitas pessoas sentirem emoção ao toque da viola. O professor Robson e também maestro da Banda Municipal José Bet Neto, apontou diversos pontos positivos no projeto e afirmou que o município de Bituruna poderá ter, futuramente, grandes talentos musicais.