Post
Evento debate internacionalização da erva-mate e reúne especialistas, produtores e empresários em São Mateus do Sul

Com o objetivo de promover uma discussão qualificada sobre os caminhos para a inserção competitiva da erva-mate brasileira no mercado internacional, foi realizado no dia 20 de maio, na região da AMSULPAR, o evento “Erva-Mate: Oportunidades e Desafios na Internacionalização”.
O evento aconteceu no Centro da Juventude Laurival Kwiatkowski Mayer, em São Mateus do Sul. A programação reuniu 81 participantes, entre à cadeia produtiva da erva-mate. A abertura oficial contou com a presença de autoridades e representantes da Invest Paraná, do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina (NIGEP/UEL), do IG-Mathe, além de outras instituições parceiras, reforçando a importância da articulação interinstitucional para o fortalecimento do setor.
Na primeira palestra do dia, a equipe da Invest Paraná apresentou a atuação estratégica da agência na promoção de investimentos e no apoio à internacionalização de produtos paranaenses. Foram abordadas suas metodologias, áreas de atuação e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e ao comércio exterior.
Na sequência, o professor Dr. Umberto Antonio Sesso Filho, da Universidade Estadual de Londrina, trouxe uma análise histórica sobre as exportações brasileiras de erva-mate, destacando as transformações do setor, exigências de qualidade e o potencial de mercado para o produto em âmbito global.
A presidente da Câmara Setorial Nacional da Erva-Mate, Juliane Seleme Brehmer, também participou do evento com a palestra “Exportação de Erva-Mate: Estratégias, Regulações e Casos de Sucesso”. Juliane compartilhou experiências práticas da sua empresa, Mate Seleme, e abordou os principais marcos regulatórios e certificações exigidas para acessar mercados internacionais.
Representando o setor privado, Thiago Gomes, Diretor Executivo da Guayakí Yerba Mate Brasil, apresentou um panorama das estratégias utilizadas pela empresa no contexto global, incluindo inovação, sustentabilidade e posicionamento competitivo da erva-mate em mercados estrangeiros.
O encerramento ficou por conta do painel de discussão “O Futuro da Erva-Mate no Comércio Internacional”, mediado por Daniele Ukan (Unicentro) e Naldo Vaz (Cogemate). O painel promoveu uma troca de experiências entre os palestrantes e o público presente, estimulando a construção coletiva de estratégias para a internacionalização da cadeia produtiva da erva-mate.
Entre os participantes, estiveram 22 representantes de empresas e indústrias do setor e 50 pessoas do público interessado, com foco nos municípios do centro-sul do Paraná, região de grande relevância para a produção e comercialização da erva-mate.
O evento reforçou a importância de iniciativas que promovam a agregação de valor à produção regional, o reconhecimento da identidade do produto e a integração de esforços entre diferentes elos da cadeia. A internacionalização da erva-mate é apontada como uma das mais promissoras frentes para o desenvolvimento sustentável do setor.
Veja mais

AMSULPAR realiza Assembleia Geral com prefeitos em Paula Freitas

Base descentralizada do SAMU é inaugurada na BR-476 em Paula Freitas
