Nesta semana, o presidente da AMSULPAR, prefeito de Paula Freitas, Sebastião Algacir Dalpra, esteve participando da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e o Governo do Estado.

O termo tem como objetivo propiciar o fortalecimento da gestão pública municipal paranaense. De acordo com o documento, isso ocorrerá por meio da integração de dados e capacitações a respeito de boas práticas junto a associações locais. A solenidade de assinatura do termo ocorreu na sede da Secretaria do Planejamento (SEPL-PR), em Curitiba.

Com vigência inicial prevista de 24 meses, o acordo, que não prevê a transferência de recursos financeiros entre as instituições envolvidas, envolve a realização de uma série de ações conjuntas, com destaque para a capacitação de gestores municipais, o uso estratégico de dados do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) do TCE-PR – utilizado pela Corte para avaliar as políticas públicas implementadas pelos municípios -, e a atuação integrada das gestões municipais.

Por meio dos benefícios disponibilizados pela parceria, os municípios terão acesso a capacitações qualificadas, orientações técnicas personalizadas e ferramentas modernas de gestão e transparência. Isso significa mais apoio para estruturar políticas públicas baseadas em evidências, fortalecimento do planejamento municipal e maior segurança no cumprimento das normas legais.

Além disso, a iniciativa permitirá que as administrações locais identifiquem fragilidades e adotem medidas corretivas com maior agilidade, resultando em economia de recursos, prevenção de falhas e melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

“Os municípios terão acesso a capacitações qualificadas, orientações técnicas personalizadas e ferramentas modernas de gestão e transparência. Essa adesão reforça nosso compromisso com uma gestão baseada na transparência, na qualidade e na responsabilidade” destacou o presidente da AMSULPAR.