Post
IML prossegue com bom trabalho
Com uma nova sede inaugurada oficialmente no aniversário de 122 anos do município de União da Vitória, o Instituto Médico Legal atende hoje todas as cidades pertencentes à Associação dos Municípios Sul Paranaense, Amsulpar.
Segundo o diretor responsável, Dr. Carlos Eduardo Moura, o IML é um órgão vinculado à Segurança Pública do Estado do Paraná e presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Ali são realizadas perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, com ou sem os ossos, e em pessoas vivas, além de exames de lesões corporais, exames de perícias sexuais, requisitadas por autoridades policiais e judiciárias, que são necessárias para esclarecer processos policiais, judiciários e administrativos.
Dr. Moura conta também a confusão que existe sobre o real serviço feito pelo Instituto, que atende apenas casos de mortes violentas ou suspeitas e não por causas naturais. “Muitas pessoas ligam para nós em casos de ataques cardíacos ou outros tipos de mortes por causas naturais. Este tipo de serviço, de verificação de óbito, deve ser realizado pelo próprio município”.
O atual corpo funcional conta com médicos legistas, motoristas, auxiliares de necropsia, enfermeiras, uma psicóloga e uma assistente social, sob o comando do Dr. Moura.
Anteriormente, o IML de União da Vitória funcionava em uma sala cedida pelo município, no Cemitério Municipal, e atendia a sete municípios da Amsulpar. Dispunha de uma equipe de quatro funcionários, sendo um médico legista, um auxiliar de necropsia e um motorista. Para a realização de necropsia, o IML possuía apenas uma mesa.
“A nova sede de União da Vitória supriu todas as necessidades que anteriormente possuíam”, afirma Dr. Moura, “hoje, podemos atender com maior responsabilidade e dignidade à população e também oferecer aos profissionais da saúde um local apropriado para realização de necropsias e laudos cadavéricos”. Porém, ele conta que os investimentos não cessaram, pois é preciso ainda comprar muito material necessário.
Com experiência de mais de 20 anos, Dr. Moura ressalta a importância do Instituto e a responsabilidade que o corpo funcional possui, pois é com o trabalho feito por todos eles, seja na reconstrução de uma cena de homicídio ou na realização de um exame, que os julgamentos podem ser feitos com maiores provas e que a justiça pode ser cumprida com certeza.
O IML encontra-se na Rua João Gualberto e o telefone é (42) 42 3522-4145.