A Assistência Técnica de Extensão Rural, Ater, realizou nesta terça-feira, 11, uma reunião para discutir uma lei proposta, no auditório do Centro Universitário de União da Vitória, Uniuv.

 

A proposta da lei deu-se na Conferência Estadual da Ater, que aconteceu no início do ano onde, entre as propostas definidas, está a lei que institui o serviço de assistência no Estado do Paraná. Esta proposta precisa ser aperfeiçoada antes de ser aprovada pela Assembléia Legislativa, possivelmente ainda no ano de 2012.

 

O objetivo da reunião é justamente para que haja uma ampla discussão que contribua com a qualificação da lei, para apresentar e colher sugestões de todos os setores que prestam assistência técnica.

 

No local estiveram presentes cooperativas, fumageiras, empresas em planejamento e lojas agropecuárias, CFR, ONGs, bancos, agroindústrias, STRs, associações e funcionários da Emater.

 

Primeiramente foi explicada e contextualizada as funções e atual situação da Ater, que abrange todos os municípios associados à Amsulpar mais São João do Triunfo. Em seguida, João Batista Zanini, que faz parte da equipe de elaboração da proposta, apresentou ao público a lei existente e afirmou estar participando de um evento inédito.

“Eu desconheço uma lei sendo criada dessa forma, pelo público. Nós temos que valorizar este momento”.

 

Para a elaboração e aperfeiçoamento da proposta de lei, o público foi divido em três grupos que discutiram entre si as possibilidades e viabilidades de sua aprovação.