Post
União da Vitória amanhece movimentada no sábado
Manhã de sol e calor na cidade de União da Vitória. É sábado, e é o dia que antecede as eleições de prefeitos e vereadores. Na avenida principal do pequeno município, com pouco mais de cinqüenta mil habitantes, a quantidade de carros e pessoas que caminham, entram e saem das lojas, param ver vitrines, parece ter dobrado da noite para o dia de hoje, tamanha é a dificuldade em andar pela calçada sem esbarrar em ninguém.
E nessa avenida principal, a Manoel Ribas, tem ainda um trecho, menor que uma quadra, em que se concentram os cidadãos envolvidos diretamente com a eleição. Conhecido por todos como calçadão. Os cândidos, mesmo com o sol, também estão presentes. E estão vestindo camisas para passar uma imagem séria à população, mesmo que o calor esteja insuportável. Em volta deles estão os amigos, os partidários, os interessados e mais um bom tanto de pessoas que torce, fala alto, pede votos ao pessoal que passa por perto, e forma sorrisos sempre que uma câmera fotográfica lhes é apontados.
Essas pessoas formam duas grandes massas de, deixando claro onde está cada partido. Um lado é azul, o outro é vermelho. As cores que começam no batom de algumas mulheres, se estendem pelas camisetas, adesivos sob o peito e vão até as bandeiras que pouco balançam, pois quase não há vento. Há muito calor, isso sim.
Talvez por este ser o último dia permitido para que as propagandas eleitorais sejam feitas, todos resolveram vir com tudo. Resolveram deixar suas casas num dos únicos dias que podem dormir até mais tarde para apoiarem seus candidatos. Isso não acontece só por aqui. Nesse sábado todo o Brasil está na expectativa de quem serão os novos prefeitos e vereadores.