Post
Gestores municipais participam de Encontro com os Prefeitos em Brasília
Nos dias 28, 29 e 30 da semana que passou, os prefeitos dos municípios pertencentes à Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) participaram do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Distrito Federal de Brasília. Logo na abertura do evento a presidenta Dilma Rousseff fez seu pronunciamento. O prefeito de União da Vitória e também presidente da Amsulpar, Pedro Ivo Ilkiv, participou do evento junto com os demais prefeitos da região.
O objetivo do encontro foi oferecer subsidio aos gestores municipais, com informações sobre programas e ações federais que poderão ajudar no inicio dos seus mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.
Com o tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, o evento reuniu os principais ministérios e órgãos do governo federal para apresentarem suas políticas que estavam divididas em quatro eixos: desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e urbano; e participação social e cidadania.
Houve ainda oficinas técnicas sobre instrumentos de modernização administrativa que apresentaram boas práticas e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas.
Ilkiv ressaltou a importância de ter conhecimento de todos os programas desenvolvidos pelo governo federal, e afirma que, como presidente da Amsulpar, vai buscar a viabilização de projetos que auxiliem no desenvolvimento não somente do seu, mas dos municípios de toda a região.
Busca de recursos
O prefeito de União da Vitória aproveitou a viagem para visitar os ministérios e buscar recursos para o município. Os principais assuntos foram:
Ponte e Aeroporto
Em uma reunião com a equipe da Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi debatido dois projetos fundamentais para o município: o Aeroporto Municipal José Cleto e a Nova Ponte para ligar o Centro ao Distrito de São Cristóvão. A Ministra e sua equipe afirmaram que farão todo o trabalho necessário para que o mais breve possível a obra seja confirmada, licitada e executada.
Saúde Pública
No ministério da Saúde o prefeito esteve reunido com o coordenador de investimentos do ministério da Saúde, Márcio Borsio, acompanhado pelo deputado federal Angelo Vanhoni. Os assuntos principais foram a criação de um Posto de Saúde 24 horas, que atenda União da Vitória e Porto União, e outro sobre um Raio X regional. Pedro Ivo também buscou informações, junto ao ministro Alexandre Padilha, sobre a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF).
Piscicultura e investimentos
O prefeito esteve reunido com o prefeito de Toledo/PR, Beto Lunitti e deputado Elton Welter e acertou uma agenda com Lunitti para visitar os três frigoríficos de peixe e uma cooperativa que funcionam em Toledo. O prefeito tem interesse em conhecer toda a estrutura e funcionamento, tanto da cooperativa quanto dos frigoríficos, para estudar a viabilidade de trazer uma filial para o município de União da Vitória. Pedro Ivo também assinou o convênio para receber uma escavadeira hidráulica de grade porte para o setor, acompanhado do deputado federal Assis do Couto.
Cidade Digital
O prefeito teve uma agenda com a secretária Lygia Pupatto, do Ministério das Comunicações – órgão responsável pelo Programa Cidade Digital. Pedro Ivo recebeu a informação de que o município de União da Vitória poderá se inscrever a partir do dia 05 de fevereiro com prazo de 60 dias para inclusão neste programa. Nele há oferta da instalação de fibra óptica em pontos estratégicos do município, por exemplo: praças, áreas de lazer, escolas e departamentos públicos; internet gratuita para famílias com determinada renda familiar; conscientização do uso da internet, entre outros de acordo com técnicos do ministério.
Segundo a prefeita de Porto Vitória, Marisa, que também este presente no evento, são muitas as oportunidades oferecidas pelo governo federal, porém é preciso haver colaboração dos municípios.
“Existe sim um grande investimento do governo nos municípios. O que nós precisamos é mostrar interesse e trabalhar, como na elaboração dos projetos, para que os municípios desenvolvam rápida e eficientemente”, afirmou ela.