Post
Território Vale do Iguaçu é reconhecido na esfera nacional

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), na manhã de sexta-feira, 15, durante a reunião ordinária da entidade em União da Vitória, receberam uma boa notícia. A responsável pelo Território Vale do Iguaçu, a técnica do Instituto Paranaense de Extensão Técnica e Rural (EMATER), Terezinha Wengien Monte comunicou que o Território Vale do Iguaçu foi homologado, na quinta-feira, 14, pelo Conselho Federal em Brasília.
Na prática, Therezinha explica que o reconhecimento em nível nacional significa portas abertas para que os municípios integrantes possam captar recursos do Governo Federal. Integram o Território Vale do Iguaçu os municípios da AMSULPAR mais o município de São João do Triunfo.
Therezinha explicou ainda para que essa captação de recursos seja concretizada é necessária a reorganização do Comitê Gestor do Território. Ele é formado por representantes de entidades ligadas a área de cada município que compõem o Território.
O presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv já marcou uma reunião para a próxima semana com os técnicos da Emater para discutir o assunto. A formação do Comitê será concretizada até maio.
Território Vale do Iguaçu
O Território Vale do Iguaçu foi criado em 2008 por iniciativa da AMSULPAR tem como objetivo promover um desenvolvimento sustentável mediante a processos educativos e participativos, bem como o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de moda a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias de moram no meio rural.
Estudo
O Território Vale do Iguaçu deu origem a um estudo onde foi feito um retrato das reais necessidades de cada local. Para a concretização do documento foram feitos encontros com cerca de 93 entidades reunindo mais de 3.800 pessoas. “O estudo é o retrato das reais necessidades de cada município do Território Vale do Iguaçu. Apresentamos dados de todos os municípios e registramos as propostas de melhorias em cada um”, afirma Therezinha.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
