A  2ª Companhia Independente da Polícia Militar Heróis do Contestado, em União da Vitória (2ª CIPM), realizou na tarde de sexta-feira, 19, uma homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes – patrono das Polícias Militares do Paraná.

 

O evento aconteceu ao ar livre e reuniu autoridades civis e militares. A Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) foi representada pelo seu presidente, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv e pelo prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech. O dia de Tiradentes é celebrado no dia 21 de abril.

 

A programação incluiu em um primeiro momento a incorporação da Bandeira Nacional, seguido da apresentação da tropa feita pelo Tenente Nagata. Ainda, os presentes . O ato foi finalizado com a leitura da ordem do dia e com o desfile da tropa em continência as autoridades.

 

Tiradentes

O dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira. Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.

 

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira – que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.

 

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPARDSC01218