Cruz Machado, município integrante da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), iniciou recentemente o programa de Regularização Fundiária.

 

O município,  é o segundo entre os da AMSULPAR que inicia o programa  que tem como objetivo  reduzir a desigualdade social e conceder mais dignidade e cidadania às famílias. Em abril, o projeto na região, foi iniciado em Antonio Olinto. A iniciativa integra o programa do governo do Estado Minha Terra Paraná.

 

A iniciativa do governo paranaense conta com o apoio de entidades parceiras como Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) escritório Regional de União da Vitória, Instituto Paranaense de Pesquisa Técnica e Extensão Rural (EMATER).

 

De acordo com o prefeito, Antonio Szaykowski, em Cruz Machado com a regularização, os proprietários poderão realizar melhorias em suas casas e ter acesso a infraestrutura da região, como saneamento, energia elétrica, pavimentação asfáltica, entre outros. A estimativa é a de regularizar a situação de 150 agricultores.

 

O processo de regularização é feito pelo ITCG através de levantamentos dominiais, topográficos e ação discriminatória. Segundo o presidente do ITCG, Amilcar Cabral, há 30 anos o Estado não investia em regularização fundiária, o que contribuiu para a manutenção de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em muitos municípios. “Com os bons resultados alcançados pelo governo atual, muitos municípios e suas lideranças estão procurando o trabalho de regularização”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR