Post
Território Vale do Iguaçu tem novo Comitê Gestor
“Agora o papel do Território é se identificar para agregar valores. Um simples leite pode veicular qualidade, seriedade, todo o tema do próprio território, o produto tem que veicular todos os valores emocionais e étnicos da organização. É importante que cada um saiba quais são os seus valores. É o passo mais difícil, mas é fundamental saber quem somos. Isso não é um método que se trabalha de cima para baixo. É um processo que cada um de nós contribui de forma ativa”. A frase da funcionária da região da Emilia- Romagna – parceira no Projeto URB-AL – Alessia Benizzi, marcou a quinta-feira, 20, na Casa de Formação de União da Vitória, durante o Encontro das Entidades do Território Vale do Iguaçu.
Organizado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) com o apoio da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), representantes das 93 entidades que compõem o Território Vale do Iguaçu, se reuniram durante todo o dia para escolher novos membros do Conselho Gestor do Território.
O Território Vale do Iguaçu foi criado em 2008 e tem como objetivo promover um desenvolvimento sustentável mediante a processos educativos e participativos, bem como o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de modo a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no meio rural. Integram o Território, os municípios da AMSULPAR juntamente com São João do Triunfo.
De acordo com a articuladora do Território Vale do Iguaçu, a técnica da EMATER, Terezinha W. Monte, a formação de um novo Conselho Gestor se faz necessária, visto que o Território é reconhecido a nível estadual e federal. “Isso significa que estamos credenciados a buscar recursos em ambos os governos”.
A parte da manhã foi reservada para a apresentação do histórico e do diagnóstico atual do Território. Já na parte da tarde, os participantes se reuniram em grupos para a definição dos novos membros do Conselho Gestor.
A força do coletivo
O presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, em seu discurso durante a abertura do evento, enfatizou a importância da organização de forma coletiva para o desenvolvimento da região. “Eu acredito na força do coletivo, as portas se abrem quando se leva projeto de forma unificada”. O prefeito citou como exemplo de sucesso de organização conjugada, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (CISVALI) e o recém criado Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL) , no qual sua primeira ação está a vinda do Programa do Governo do Estado, Patrulha do Campo.
A união entre a região, durante o evento, também foi evidenciada pelo engenheiro Agrônomo e responsável por Desenvolvimento Territorial na EMATER, Benedito Almeida. “A presença da maioria dos prefeitos da região mostra o engajamento da organização em reestruturar o Território. Isso mostra que todos estão unidos por uma única causa”.
URB- AL
Um dos projetos executados dentro do Território Vale do Iguaçu e que ganha destaque é o URB-AL. A iniciativa é concretizada através de acordo de cooperação firmado entre a União Europeia, na Região da Emilia Romagna, na Itália com o Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, envolvendo diretamente o Instituto Emater, o Projeto URB-AL prevê o fortalecimento do capital social dos territórios, estimulando as parcerias locais e o desenvolvimento endógeno. Desde 2009 são realizadas atividades que culminaram na elaboração de projetos de unidades didáticas para disseminação de tecnologias nas cadeias produtivas de apicultura, fruticultura e leite.
Giovani Bona é um dos participantes do projeto. Com satisfação ele comenta o que o URB-AL significa na sua vida. “O agricultor é sempre reprimido. O URB-AL nos mostra diferente. Se a gente tem as mãos calejadas de trabalhar, a gente tem lucro , tem dinheiro, tem qualidade de vida, muito melhor do que muitos centros urbanos e esse projeto levanta a autoestima, nos faz permanecer na agricultura trabalhando”.
Conselho
Após a formação do Conselho e apresentados os novos membros, já foi marcada uma reunião entre os membros na sexta-feira, 28. No encontro serão repassados quais os projetos estão em andamento.